Análise das interações sociais entre pais e professores de alunos com multideficiência num ambiente virtual de aprendizagem
Palavras-chave:
análise de redes sociais, ambientes virtuais de aprendizagem, multideficiência, relações afiliativas, pais, professoresResumo
"O presente estudo analisa as relações de afiliação estabelecidas entre os utilizadores de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) constituído por pais e professores de alunos com multideficiência. Esse ambiente virtual procurou promover a interação e a partilha de experiências no domínio da multideficiência.
O principal objetivo do artigo é estudar as características e a magnitude das relações de amizade estabelecidas no interior deste ambiente virtual, recorrendo para tal a métodos de análise de redes sociais (Social Network Analysis).
Os resultados apresentados decorrem da recolha de dados existentes nas páginas pessoais dos participantes no estudo. Esses dados foram investigados tendo por base uma perspetiva essencialmente sociocêntrica, o que implicou uma pesquisa estrutural do grupo que esteve em interação durante oito meses. A densidade da rede fundada, o seu nível de centralidade, o grau de inclusividade, os participantes que se evidenciaram como mais influentes e com maior prestígio na rede, bem como os subgrupos que se identificaram no seu interior constituíram os indicadores analisados.
Os resultados encontrados permitem afirmar que o ambiente virtual criado se relevou favorável à criação de relações afiliativas ou pro-sociais entre os participantes, sendo que teve maior impacto junto dos professores do que dos pais. Infere-se que as relações estabelecidas entre os participantes terão efeitos favoráveis na comunicação e na partilha de informação. Ainda que a extensão das interações estabelecidas entre os participantes não tenha sido muito elevada, particularmente entre os pais, entende-se que o projeto estudado se apresenta como inovador ao colocar em relação online elementos fundamentais ao desenvolvimento de crianças e jovens com multideficiência: os seus pais e os seus professores.
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Palavras-chave: análise de redes sociais, ambientes virtuais de aprendizagem, multideficiência, relações afiliativas, pais, professores.
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ABSTRACT:
This paper analyses the affiliations established between users of a Virtual Learning Environment (VLE) composed of parents and teachers of handicapped students. This virtual environment aimed to promote interaction and sharing of experiences related to people with multiple handicaps.
The main objective of this work is to study the characteristics and breadth of the friendships established within this virtual environment using social network analysis methods.
The results presented in this paper derive from data available in the personal pages of the study’s participants. These data were investigated with an essentially sociocentric perspective; this implied researching the group which interacted for eight months. The indicators analysed comprise the density of the established network, its level of concentration, the degree of inclusivity, the participants which stood out as most influential and with most prestige, as well as the subgroups that emerged within the network.
The results found indicate that the virtual environment created was favourable to the establishment of affiliations or pro-social relationships between the participants, with a greater impact on the teachers than on the parents. It can be inferred that the relationships established between the participants have a favourable effect on communication and information sharing. Despite the extent of the relationships between the participants not having been particularly large, specially amidst the parents, the study is innovative as it establishes an online relationship between elements crucial to the development of children and youths with multiple handicaps: their parents and their teachers.
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Keywords: social network analysis, virtual learning environments, handicap, affiliations, parents, teachers.
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Para citar este texto:
Nunes, C. & Pedro, N. (2012). Análise das interações sociais entre pais e professores de alunos com multideficiência num ambiente virtual de aprendizagem. Educação, Formação & Tecnologias, 5 (2), 25-42 [Online], disponível a partir de http://eft.educom.pt.
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