Relações significantes entre a autoeficácia computacional docente e variáveis pessoais e contextuais: um estudo com professores brasileiros

Autores

  • Cacilda Augusto Alvarenga
  • Roberta Azzi

Palavras-chave:

autoeficácia, professores, tecnologias no ensino

Resumo

"O estudo investigou as relações entre a crença de autoeficácia computacional docente e variáveis pessoais e contextuais de 253 professores brasileiros de Ensino Médio. A crença de autoeficácia computacional docente pode ser compreendida como a crença do professor em sua capacidade para utilizar Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem dos seus alunos ou integrar tecnologias computacionais ao ensino. Os dados foram coletados por meio de um questionário de caracterização do participante e de sua atividade docente e de uma escala do tipo Likert, em que seus itens investigam a percepção do professor em sua capacidade para lidar com situações ou tarefas relacionadas ao uso de tecnologias no ensino. Realizou-se uma análise estatística dos dados. Identificaram-se relações significantes entre o construto investigado e variáveis pessoais e contextuais, confirmando-se a importância de investigá-las para compreender o nível da crença de autoeficácia computacional docente. As variáveis pessoais e contextuais que mostraram-se mais significantemente relacionadas às crenças (p<0.001) foram: gênero, tempo de graduado, tempo de experiência docente, tempo que tem computador em casa, frequência de uso do computador para fins pessoais e didáticos, habilidade para usar o computador, preparação e motivação para usar tecnologias no ensino. O conhecimento de relações significantes entre a crença de autoeficácia do professor para ensinar com tecnologias e as variáveis pessoais e contextuais permite identificar elementos importantes a serem considerados no processo de integração das TIC ao ensino

Palavras-chave: autoeficácia, professores, tecnologias no ensino.

Significant relations between teacher computing self efficiency and personal and context variables: a study with Brazilian teachers

Abstract

The study investigated the relationship between teacher computing self efficiency and personal and context variables of 253 Brazilian High School teachers. Teacher computer self-efficiency belief can be understood as the teacher´s belief in their capability to use Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching and learning of their students or to integrate computer technologies into teaching. Data were collected through a questionnaire to characterize the participant and their teaching activity and a Likert scale. The items of the scale investigate the teacher's perception in their capability to situations or tasks related to the use technologies into teaching. Data were statistically analyzed. Significant relationship between the investigated construct and personal and context variables were identified, confirming thus the importance of investigating them to understand the teacher computing self-efficiency. The personal and context variables which were more significantly related to beliefs (p <0.001) were: gender, time after getting the Bachelor’s degree, time of teaching experience, time that have computer at home, frequency of computer use for personal and teaching purposes, skills to use the computer, preparation and motivation to use Information and Communication Technologies in teaching. The knowledge of the significant relationships between self-efficiency beliefs of the teacher to teach with technologies and the personal and context variables allows us to identify important elements to be considered to the integration of ICT into teaching.

Keywords: self-efficiency, teachers, technologies in teaching"

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Publicado

2022-08-02

Como Citar

Alvarenga, C. A., & Azzi, R. (2022). Relações significantes entre a autoeficácia computacional docente e variáveis pessoais e contextuais: um estudo com professores brasileiros. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 6(2), 50–67. Obtido de http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/154

Edição

Secção

ARTIGOS