Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância

Autores

  • Patrícia Locatelli
  • Nádia Brunetta
  • Roberta Cristina Sawitzki
  • Elaine Antunes

Palavras-chave:

Papel dos tutores, tutoria em educação a distância, perspectiva

Resumo

"Este estudo objetivou compreender as perspectivas dos tutores em educação a distância (EAD) a respeito das atividades de tutoria desenvolvidas em nível de especialização em uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Esta pesquisa qualitativa utilizou o método do estudo de caso operacionalizado por meio de pesquisa documental e entrevistas escritas, desenvolvidas a partir de roteiro composto por questões predominantemente abertas. Tal roteiro foi disponibilizado para preenchimento dos participantes, por meio eletrônico, e contou com a participação de vinte e três sujeitos. Como principais resultados identificou-se que, no que se refere à influência do tutor no aprendizado dos alunos, a maioria dos participantes respondeu acreditar que influenciam positivamente neste processo, confirmando pressupostos teóricos de autores que tratam acerca do tema. Chamou atenção, no que tange ao papel do tutor na modalidade EAD, o fato de alguns respondentes terem relatado que desenvolvem atividades como professores. Apesar de não serem reconhecidos institucionalmente como docentes, parte dos tutores participantes desta pesquisa considera que exerce papel de ‘professor’ nos cursos investigados.
--
Palavras-chave: Papel dos tutores, perspectiva, tutoria em educação a distância
--
ABSTRACT:
This study aimed to understand the perspectives of tutors in distance education (DE) regarding the mentoring activities developed at specialization level in a higher education institution in Brazil. This qualitative research used a case study method operationalized through archival research and written interviews with a script predominantly composed of open questions. This script was made available for completion, by electronic means, and had the participation of twenty-three subjects. The main results indicate that most participants believe that the influence of the tutor on student learning positively influence this process, confirming theoretical assumptions of the authors who address this subject. It was interesting to note that some respondents reported that they carry out activities as teachers. Although they are not institutionally recognized as teachers, some of the tutors, participants in this study, consider that they act as a 'teacher' in the courses surveyed.
--
Keywords: Role of the tutors, perspective, tutoring in distance education.
--
Para citar este texto:
Locatelli, P., Brunetta, N., Sawitzki, R. & Antunes E. (2012). Perspectiva de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos de especialização a distância. Educação, Formação & Tecnologias, 5 (2), 71-84 [Online], disponível a partir de http://eft.educom.pt.
--"

Publicado

2022-08-02

Como Citar

Locatelli, P., Brunetta, N., Sawitzki, R. C., & Antunes, E. (2022). Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 5(2), 71–84. Recuperado de http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/137

Edição

Seção

ARTIGOS