O ePortfolio Reflexivo como ferramenta de aprendizagem activa
Mots-clés :
ePortfolio reflexivo, aprendizagem activa, aprendizagem centrada no alunoRésumé
"A rápida evolução tecnológica e a competição global que nas últimas décadas se instalaram na sociedade contribuem para um mundo cada vez mais exigente de cidadãos mais competentes, criativos e inovadores. Essa mesma tecnologia seduz e fascina os jovens estudantes, mas também os distancia frequentemente da sala de aula, sempre que esta teima em resistir às mudanças do exterior. Importa, cada vez mais, articular as preferências e as aptidões dos jovens estudantes, em relação à tecnologia, através de práticas pedagógicas que tornem o saber a ensinar mais aliciante e que suscitem a curiosidade intelectual e a motivação para aprender.
O estudo que esteve na base da presente comunicação centrou-se na exploração do ePorfolio reflexivo e no seu contributo para uma aprendizagem activa e reflexiva. Numa dinâmica de investigação-acção, experimentou-se este tipo de ePortfolio, por ser o que melhor se adequa às necessidades/especificidades de cada aluno, permitindo, através da reflexão, evidenciar crescimento e competências adquiridas num determinado período de tempo. Pretendeu-se, ainda, experimentar uma abordagem das aprendizagens centrada no aluno, seguindo uma metodologia de base construtivista e sócio-construtivista e privilegiando uma pedagogia individualizada, diferenciada e inclusiva.
--
Palavras-chave: ePortfolio reflexivo, aprendizagem activa, aprendizagem centrada no aluno.
--
ABSTRACT:
The rapid evolution of technology and global competition that swept society in the past decades has contributed to an increasingly demanding world for more proficient, creative and innovative citizens. This same technology seduces and fascinates young students, yet it also alienates them from the classroom situation when the latter resists the changes of the outside world. More and more it is important to handle the preferences and skills of young students as regards technology, through pedagogical practices that make the teaching of contents more enticing, arousing at the same time the intellectual curiosity and the motivation to learn.
The subject of this presentation is based on a study centered in exploring the ePortfolio and its contribute to an active and reflexive learning. By using a research-action dynamics, the reflective ePortfolio has been used as it is the one that best meets the needs of each student, allowing them to show evidence of learning growth and competences acquired over a period of time. The choice for building a reflective ePortfolio came from the need for a learner-centered learning approach following a constructivist and socio-constructivist based methodology and focusing on an individualized, differentiated and inclusive pedagogy.
--
Keywords: Teaching and learning system, reflective ePortfolio, active learning, learner centered learning.
--
Para citar este texto:
Melo, L. (2011). O ePortfolio Reflexivo como ferramenta de aprendizagem activa. Educação, Formação & Tecnologias, n.º extra, Abril de 2011, 11-19. http://eft.educom.pt."