TICteando no Pré-escolar: contributos do blogue na emergência da literacia

Auteurs

  • Ádila Faria

Mots-clés :

Tecnologias da Informação e Comunicação, Blogue, Jardim-de-Infância, emergência da literacia

Résumé

"Com base no nosso estudo sobre a integração das TIC e do blogue no Jardim de Infância de rio Côvo Stª Eulália, tentaremos, neste texto, dar conta dos contributos destes recursos para o desenvolvimento e articulação de saberes e competências a vários níveis da linguagem. Procuraremos, assim, salientar as potencialidades do blogue na emergência da leitura e da escrita, na formação cívico-pessoal, no desenvolvimento da autonomia e de formação pessoal e social, articulado com o papel fundamental do Educador e dos adultos que rodeiam a criança. Daremos conta de como através das ferramentas digitais, se pode promover competências literácitas mais profundas e se desenvolvem consistentes aquisições de práticas de autonomia e de espírito crítico.


Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação, Blogue, Jardim-de-Infância, emergência da literacia.


---
FARIA, Á. (2008). TICteando no pré-escolar: contributos do blogue na emergência da literacia. In <i>Educação, Formação & Tecnologias</i>; vol.1(1), pp.161-167. Disponível em http://eft.educom.pt
---"

 

Publiée

2008-05-31

Comment citer

Faria, Ádila. (2008). TICteando no Pré-escolar: contributos do blogue na emergência da literacia. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 1(1), 161–167. Consulté à l’adresse http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/28

Numéro

Rubrique

ARTIGOS