À procura de um contexto para apoiar a aprendizagem inicial de programação
Mots-clés :
Educação em Ciências Computacionais, Estudantes de Engenharia, Ensino da Engenharia, Resolução de Problemas, Motivação, Taxonomias de AprendizagemRésumé
"As elevadas taxas de insucesso em disciplinas introdutórias de programação são um problema comum por todo o mundo, motivando muitos investigadores a propor metodologias e ferramentas na tentativa de resolver o problema. No entanto, o panorama tem-se mantido praticamente inalterado. Têm sido referidas na literatura muitas causas para esses problemas. O nosso grupo de investigação tem vindo a realizar um conjunto de experiências para identificar e compreender as dificuldades dos alunos em disciplinas introdutórias de programação. Este documento inclui os resultados de um conjunto de estudos que realizamos nos últimos anos com esse intuito. Os resultados serviram de base para definir uma nova abordagem pedagógica que consiste num conjunto de práticas educativas, procurando criar contextos de aprendizagem que motivam os alunos, aumentam o seu envolvimento com as atividades do curso, e maximizam as suas possibilidades de aprendizagem. É também apresentada a aplicação de um método pedagógico num ambiente real e são descritos os resultados obtidos com a sua aplicação ao longo dos últimos anos.
Palavras-chave: Educação em Ciências Computacionais, Estudantes de Engenharia, Ensino da Engenharia, Resolução de Problemas, Motivação, Taxonomias de Aprendizagem.
Looking for a context to support early learning programming
Abstract:
High failure rates are a common problem in many programming courses. This has motivated many researchers to propose methodologies and tools to help students. However, the panorama has remained mostly unchanged. Many causes for the learning problems have already been identified in the literature. Our research group has been conducting a set of experiments to identify and understand students programming difficulties. This paper includes the results of a set of studies conducted in the last few years. Their results served as a basis to define a new pedagogical approach consisting in a set of educational practices, looking to create learning contexts that motivate students, increase their involvement with course activities, and maximize their learning possibilities. The application of this pedagogical approach in a real setting is described and the results obtained are discussed.
Keywords: Computer Science Education, Enginefering students, Engineering education, Learning Styles, Problem Solving, Motivation, Learning Taxonomies"