Letramento digital na formação inicial de professores em um curso a distância

Auteurs

  • Zulmira Medeiros
  • Silvania do Nascimento

Mots-clés :

letramento digital, formação, tecnologias

Résumé

"Este trabalho apresenta dados e análises acerca do acesso e da participação de educadores em um ambiente virtual de aprendizagem, buscando compreender o processo de letramento digital vivenciado por esses sujeitos. Em campo, nos propusemos acompanhar a formação inicial de graduandos do curso de Pedagogia a distância, oferecido pela UAB/UFMG e que utiliza a plataforma MOODLE como ambiente virtual de aprendizagem. Os sujeitos, ao participarem desse espaço, estavam interagindo entre si, construindo e publicando sua escrita, sendo deste modo, autores e leitores em um espaço colaborativo. Como procedimentos de coleta de dados, foram utilizados questionário online e observação virtual. A partir do perfil tecnológico identificado em diferentes momentos do curso, pudemos constatar mudanças nas condições de letramento digital apresentadas pelos sujeitos. Os resultados demonstraram ainda que o texto e o discurso produzidos por esses indivíduos nesse ambiente modificam-se ao longo do tempo, influenciados que são pelas relações que os sujeitos estabelecem entre si, com a própria tecnologia e com o meio acadêmico.

Palavras-chave: letramento digital, formação, tecnologias.

Digital literacy on initial training teachers in a blended course

Abstract:

This paper presents data and analysis on access and participation of educators in a virtual learning environment, seeking to understand the process of digital literacy experienced by these subjects. In field, we set out to monitor the initial training of graduate students of blended Pedagogy course offered by UAB/UFMG that uses the Moodle platform as a virtual learning environment. The subjects to participating in this space, were interacting with each other, building and publishing your writing, being this way, authors and readers in a collaborative space. As procedures for data collection, online questionnaire and virtual observation were used. From the technological profile identified at different times of course, we have seen changes in terms of digital literacy presented by subjects. Results showed that the text and the discourse produced by these individuals in this environment are modified over time, which are influenced by the relationships that individuals establish themselves, with their own technology and academia.

Keywords: digital literacy, education, technology"

Publiée

2022-08-02

Comment citer

Medeiros, Z., & do Nascimento, S. (2022). Letramento digital na formação inicial de professores em um curso a distância. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 7(2), 74–93. Consulté à l’adresse http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/171

Numéro

Rubrique

ARTIGOS