Rede social na internet: apoio para formação continuada de professores de matemática
Mots-clés :
Redes Sociais na Internet, Formação de Professores, Personal Learning Environments, Plataforma ElggRésumé
"As tecnologias de informação e comunicação (TIC) abrem importantes possibilidades para a aprendizagem de Matemática. Para tanto, é essencial que os professores tenham oportunidades para se prepararem. Considerando que a formação de professores de Matemática é um processo contínuo, foi elaborada uma proposta de formação continuada, para os professores recém formados da licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense), no início de sua prática docente. A proposta foi denominada T-PROIM – Tecnologias na Prática docente de pROfessores Iniciantes de Matemática. Uma rede social na Internet (RSI) foi implementada por meio da plataforma Elgg para apoiar a formação T-PROIM. Essa visou incentivar a integração das TIC à prática docente e fundamentou-se na teoria sócio-histórica. A pesquisa foi de caráter qualitativo por meio de um estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram questionário, entrevistas, observação e registro dos conteúdos postados na RSI. A análise dos dados sinalizou que a flexibilidade da formação e da configuração de recursos RSI pelos professores foi importante para o contexto educacional, pois permitiu atender a particularidades de cada professor e de seu contexto docente. A possibilidade de compartilhar informações criou um espaço menos formal para contexto educacional que serviu como motivação para as atividades formais. Além disso, a análise dos dados possibilitou identificar dimensões do capital social nas atividades presenciais e nos conteúdos postados na rede. Essas dimensões contribuíram para aumentar a confiança no uso pedagógico das TIC e promover o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos professores. Em síntese, a formação T-PROIM influenciou a prática docente dos professores.
--
Palavras-chave: Redes Sociais na Internet, Formação de Professores, Personal Learning Environments, Plataforma Elgg.
--
ABSTRACT:
Information and communication technologies (ICT) open up important possibilities for the learning of Maths. Thus, it is essential that teachers have the opportunity to be trained in their use. Taking into consideration that teachers’ education is a continuous process, a continuing education program was designed for recently-graduated students of Mathematics at IF Fluminense, Brazil, as they begin their professional practice. This proposal was called T-PROIM – Technologies in the Teaching Practice of Beginner Teachers of Mathematics. A Social Network on the Internet (ISN) was implemented on the Elgg platform to support T-PROIM. This network aimed at integrating ICT to teaching activities, and is based on the social-historical theory, in particular, on the importance of the social context and mediation in the development of high-order mental processes. The qualitative study was carried out as a case study, in which data were collected by means of questionnaires, interviews, observation and register of contents posted on the ISN. Design flexibility and resource configuration of the ISN by the teachers themselves was considered an important educational feature, since it could cater for individual needs and teaching environment. The possibility of sharing information created a less formal educational space which, in turn, was a motivation for more formal activities. Analysis of results also allowed for the identification of social capital dimensions in traditional activities and of contents posted in the network. Such dimensions contributed to raise self-confidence towards the pedagogical use of ICT, and to promote personal, social, and cognitive development of the teachers involved in the research.
--
Keywords: Internet Social Networks, Teacher Education, Personal Learning Environments, Elgg plataform.
--
Para citar este texto:
Barcelos, G. T.; Passerino, L. M.; Behar, P. A. (2012). Rede social na Internet: apoio para formação continuada de professores de matemática. Educação, Formação & Tecnologias, 5 (2), 43-59 [Online], disponível a partir de http://eft.educom.pt.
--"