Processos interacionais no curso de pedagogia a distância da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: A formação humana para além da lógica do capital

Autores/as

  • Eloiza Oliveira
  • Lázaro Santos

Palabras clave:

Educação a Distância, formação humana, interação

Resumen

"Este texto foi originado de uma pesquisa que tem como objeto o Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Escolhemos um importante aspecto pra observar: a interação, destacada no projeto político-pedagógico do curso. Analisamos as respostas de trezentos e trinta alunos do curso ao instrumento de avaliação institucional do ano de 2007, apresentado pela Fundação CECIERJ, que administra os cursos do Consórcio CEDERJ, em seu web site. Construímos, através desta análise, um conceito de interação com o outro no ciberespaço do curso, destacando os seus aspectos positivos e negativos. Discutimos ainda idéias de formação continuada, sociedade da informação e comunicação ou sociedade do conhecimento e o sentido que as tecnologias da informação e comunicação têm para o nosso contexto social, entendendo-as a partir de uma concepção de uso histórico-social. Verificamos seis enfoques diferentes para a interação: como forma de comunicação, como socialização, como cooperação ou colaboração, como maneira de otimizar a aprendizagem, como antagonismo, contradição e como hegemonia resultante de competição. Essas reflexões sobre a construção do conceito de outro através da interação são necessárias para definir o paradigma de formação humana que serve de base a cursos como esse.
--
Palavras-chave: Educação a Distância, formação humana, interação.
--
OLIVEIRA, Eloiza & SANTOS, Lázaro (2009). Processos interacionais no curso de pedagogia a distância da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: A formação humana para além da lógica do capipal. In <i>Educação, Formação & Tecnologias</i>; vol.2 (2); pp. 67-83, Novembro de 2009, disponível no URL: http://eft.educom.pt.
--"

Publicado

2022-08-01

Cómo citar

Oliveira, E., & Santos, L. (2022). Processos interacionais no curso de pedagogia a distância da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: A formação humana para além da lógica do capital. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 2(2), 67–83. Recuperado a partir de http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/58

Número

Sección

ARTIGOS