Desenvolvimento docente e monitoria de professores em formação com apoio duma rede social: a experiência de licenciandos em Ciências com o Facebook
Palabras clave:
Acompanhamento Virtual, AVFA-Facebook, Formação Docente, TutoriaResumen
"Neste artigo, apresentamos uma possibilidade para o acompanhamento monitorado de licenciandos em Ciências em uma rede social, o Facebook, usada como Ambiente Virtual Formativo de Aprendizagem. Para tanto, observando o procedimento do estudo de caso de uma pesquisa quali-quantitativa, foi realizado um trabalho que investigou o desenvolvimento docente desses sujeitos, com relação a cinco atividades semipresenciais realizadas. Como achados, citamos: a dialogicidade virtual obtida pela linguagem telecolaborativa e a práxis do professor como elemento contribuinte no ensino das Ciências, se norteada por um adequado planejamento que a anteceda.
Palavras-chave: Acompanhamento Virtual, AVFA-Facebook, Formação Docente, Tutoria.
Teacher development and monitoring of teachers in training with the support of a social network: the experience of science undergraduates with facebook
Abstract:
In this paper, we present a possibility for the monitored monitoring of science undergraduates in a social network. Facebook, a tool used as a Virtual Learning Formative Environment. For this purpose observing the procedure of the case study of a qualitative-quantitative research, a study was carried out. It investigated the teaching development of these subjects, regarding to five semi-present activities. As found, we cite: the virtual dialogicity obtained by the telecolaborative language and the praxis of the teacher as a contributing element in the teaching of Sciences, if guided by an adequate planning that precedes it.
Keywords: Virtual Monitoring, FEVL-Facebook, Teacher Traning, Mentoring"