Letramento digital e alfabetização tecnológica: reflexões a partir de um estudo com alunos do PARFOR
Palabras clave:
Letramento Digital, Alfabetização Tecnológica, Formação Continuada de Professores, PARFOR - Plano Nacional de Formação de ProfessoresResumen
"Este artigo, parte integrante de uma pesquisa em andamento, discute Letramento Digital e Alfabetização Tecnológica na perspectiva da formação continuada de professores. O objetivo é investigar se alunos do curso de Letras do PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores da UFT – Universidade Federal do Tocantins campus de Araguaina, são letrados digitalmente. Igualmente, buscamos entender o que é Letramento Digital e também Alfabetização Tecnológica, apontando as diferenças e/ou aproximações conceituais dessas duas categorias epistemológicas. A pesquisa se configura como qualitativa e estudo de caso, e os procedimentos foram revisão bibliográfica e pesquisa de campo, realizada em duas turmas do PARFOR/Letras/Araguaína. Os resultados apontam que os sujeitos participantes no estudo não possuem habilidades para manusear o computador e seus aplicativos, e sendo assim não alcançaram as práticas do Letramento Digital.
Palavras chave: Letramento Digital, Alfabetização Tecnológica, Formação Continuada de Professores, PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores.
Digital literacy and technologic literacy: reflections from a study with students from PARFOR
Abstract:
This article, is part of an ongoing study, discusses teachers Technological Literacy and Digital Literacy. Its aim is to investigate whether Language course students from the PARFOR (National Plan for Training Teachers at the Federal University of Tocantins on Araguaína campus) are digitally literate. We also seek to understand what Digital Literacy and Technological Literacy means pointing out the differences and / or conceptual approaches of those two epistemological categories. The survey is classified as qualitative and case study, and the procedures were reviewed literature and field research performed in two groups of PARFOR / Language / Araguaína. The results show that to reach Digital Literacy it is necessary the subject to be technologically literate.
It also showed that the teachers who participated in study, don´t have skills to handle the computer and its applications, and thus aren´t digitally literate.
Keywords:Digital Literacy, Technological Literacy, Continuing Education for Teachers; PARFOR - National Teacher Training."