O computador portátil no ambiente de sala de aula numa escola do Alentejo Litoral
Keywords:
classroom environment, laptop computer, Information and Communication Technology, ICT use in educationAbstract
"A utilização do computador portátil apresenta cada vez maior visibilidade no contexto educativo do nosso país. A sua utilização configura-se cada vez mais como um meio propiciador de práticas alargadas e colaborativas. Neste artigo apre-senta-se um estudo de caso, onde se averiguou o impacto da utilização do computador portátil no ambiente da sala de aula. A investigação envolveu uma amostra formada por nove alunos por turma e respectivos professores, de duas turmas do 6.º e 8.º ano de escolaridade. Utilizaram-se métodos qualitativos e quantitativos de recolha de informação, a partir de entrevistas aos docentes envolvidos e observações na sala de aula. Os resultados mostraram que estes professores se encontram numa fase de adaptação à integração tecnológica nos seus processos de ensino e aprendizagem, onde adaptam práticas tradicionais à introdução do computador portátil. Neste processo são influenciados pelas suas atitudes e concepções, pelo papel do desenvolvimento profissional e pela infra-estrutura técnica da escola. A utilização dos computadores portáteis por parte dos alunos propiciou um aumento da participação, interesse, motivação, e autonomia, aliados à utilização de uma diversidade de recursos e das suas formas de apresentação, bem como a um maior domínio da tecnologia.
--
<b>Palavras-chave</b>: ambiente da sala de aula, computador portátil, Tecnologias da Informação e Comunicação, utilização das TIC na educação.
--
ABSTRACT:
The use of the laptop computer in our country’s educational contexts is becoming increasingly noticeable. Its utilization is being gradually shaped into op-portunities for broaden and collaborative practices. This article presents a case study, which examined the impact of the use of laptops in the classroom. The par-ticipants in this study were nine students per class, including their teachers, across two 6th grade classes (students from 11 to 12 years old) and two 8th grade classes (13 to 14 years old). Qualitative and quantitative methods were used to gather data, including teacher interviews and additional observations within the classroom itself. The results showed that teachers go through an adjustment phase in terms of technology integration during their teaching and learning processes, in which they adapt their traditional practices to the introduction of the laptop computer. Their attitudes, conceptions and professional development roles are influenced by this adjustment process, in addition to impacting the school technological infrastructure. The utilization of laptop computers by the students allows for an increment in participation, general interest, motivation and self-management skills, associated to the use of a wide range of resources and presentation formats. It also offers opportunities to advance students’ technological skills. </p>
--
Keywords: classroom environment, laptop computer, Information and Communication Technology, ICT use in education.
--
Para citar este texto:
Batista, F. D. (2010). O computador portátil no ambiente de sala de aula numa escola do Alentejo Litoral. Educação, Formação & Tecnologias, 3(1), 41-58. 'Online, disponível a partir de http://eft.educom.pt."