Acessibilidade em Vídeos: um estudo em disciplinas de um curso de especialização em educação inclusiva
Keywords:
Educação a distância, Acessibilidade, VídeosAbstract
"Cresce a cada dia a importância da acessibilidade em materiais didáticos e em ambientes físicos ou virtuais. Assim, este artigo objetiva analisar as iniciativas de acessibilidade em vídeos no processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologia, com base em duas disciplinas de um curso de especialização em educação inclusiva. O curso é uma iniciativa pioneira na acessibilidade de conteúdos e visa ensinar sobre inclusão. Esta é uma pesquisa qualitativa, embasada em observação sistemática que culminou na confecção de uma tabela para verificar se se cumpriu os requisitos postos. Com base na explanação sobre os temas de ambientes virtuais de aprendizagem, mídias de comunicação e inclusão, debate-se sobre a acessibilidade em vídeos e é possível vê-la em um caso concreto, salientando-se a possibilidade da acessibilidade total na Educação a Distância e, consequentemente, da inclusão das pessoas com deficiência. Resultados apontam que os vídeos, na maioria, atingem os requisitos propostos e pôde-se verificar avanços na execução do elencado como necessário à acessibilidade. Como benefícios, observa-se a criação e a disseminação de propostas de educação inclusiva e a promoção de reflexões a respeito de iniciativas como esta frente à legislação brasileira.
Palavras–chave: Educação a distância, Acessibilidade, Vídeos.
Acessibility in video: a study in a postgraduate course in inclusive education
Abstract:
Everyday the importance of accessibility in teaching methodologies and in physical or virtual environments grows. Therefore, the objective of this paper is to analyze the accessibility initiatives in videos in the educational process mediated by technology, based on two matters of a postgraduate course in inclusive education. It is a pioneering initiative in accessibility of content and aims to teach about inclusion. This research is qualitative, based on systematic observation that culminate in making a table to verify if the criteria have been met. Based on the explanation of the issues of virtual learning environments, communication media and inclusion, it debates about accessibility in videos and you can see it in a concrete case, highlighting the possibility of full accessibility and, consequently, the inclusion of people with disabilities. Results show that mostly videos reach the proposed requirements and could be verified progress in implementing the necessary features to accessibility. As benefits, it is observed the creation and dissemination of inclusive education proposals and promoting reflections on initiatives like this against the Brazilian law.
Keywords: Distance education, Accessibility, Videos."