Novas perspectivas no ensino da língua Inglesa: blogues e podcasts

Autores

  • Susana Oliveira
  • Eduardo Luís Cardoso

Palavras-chave:

aprendizagem, blogues, ensino, língua inglesa, podcasts

Resumo

"Este trabalho visou estudar o uso dos blogues com podcasts como recurso educativo de aprendizagem e aperfeiçoamento da Língua Inglesa, enquanto língua estrangeira, no ensino básico presencial, analisar todo o potencial que estes representam e caracterizar ao mesmo tempo estratégias da sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem.
Pretendeu-se verificar até que ponto estes tipos de ferramentas permitem promover a interactividade, a vertente de trabalho prático e o trabalho cooperativo e colaborativo a nível da própria língua estrangeira e se são capazes de diminuir a magistralidade das aulas e promover o gosto pela mesma junto dos alunos.
Por outro lado, tentou-se avaliar também os resultados obtidos pelos alunos bem como a qualidade dos recursos desenvolvidos e utilizados, nomeadamente o blogue e as actividades que foram criadas para o desenvolvimento das aulas e a apresentação de conteúdos.
A um nível mais específico, pretendeu-se melhorar o aproveitamento e o sucesso educativo dos alunos, bem como a sua proficiência na língua inglesa.


Palavras-chave: aprendizagem, blogues, ensino, língua inglesa, podcasts.


--
OLIVEIRA, A. S. & CARDOSO, E. L. (2009). Novas Perspectivas no Ensino da Língua Inglesa: Blogues e Podcasts. In <I>Educação, Formação & Tecnologias; </I>vol.2 (1); pp. 87-101, Maio de 2009, disponível no URL: http://eft.educom.pt.
--"

 

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Oliveira, S., & Cardoso, E. L. (2022). Novas perspectivas no ensino da língua Inglesa: blogues e podcasts. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 2(1), 87–101. Obtido de http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/48

Edição

Secção

ARTIGOS