Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem
Palavras-chave:
Formação inicial de professores, pensamento computacional, ensino da computaçãoResumo
"O artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com o objetivo de explorar alguns dos desafios da introdução ao pensamento computacional no contexto da formação inicial de professores dos ensinos básico e secundário. Um dos principais diz respeito à avaliação das aprendizagens dos estudantes relativas à aquisição e ao desenvolvimento dos princípios do pensamento computacional. Para este efeito foi adotado um quadro de referência baseado na avaliação de artefactos digitais enquanto produtos resultantes do desenvolvimento de projetos no ambiente computacional Scratch.
A amostra foi constituída por 44 alunos de licenciatura e mestrado de diferentes cursos de ensino. Foi adotada uma metodologia qualitativa que teve como principais fontes de informação os artefactos digitais programados, os relatórios e entrevistas focus-group. Os resultados são apresentados e discutida a importância de proporcionar experiências de aprendizagem aos futuros professores, para que estes, como futuros profissionais da educação, possam estar preparados para uma utilização pedagógica inovadora dos ambientes computacionais destinados a crianças e jovens.
Palavras-chave: Formação inicial de professores, pensamento computacional, ensino da computação.
The future teachers and the teachers of the future. Challenges from the introduction of computational thinking into the school, curriculum and learning
Abstract:
The text describes and analyses the introduction of computational thinking in the context of initial teacher education in a university context through the use of Scracth programming language. The approach is based in theorethical and practical framework in order to study and evaluate the development of computational thinking. We designed a study aimed to investigate the adequacy of the dimensions present in the referred framework, in the context of initial teacher training, as well as evaluating the attributed relevance to the development of computational thinking by future teachers as part of their training process. A total sample of 44 students participated in the research selected from undergraduate and master's courses. A qualitative research methodology was adopted, using Scratch programming language and multimedia projects, reports and focus-group interviews as main data collection techniques. Results shows the importance of providing experiences and learning opportunities to the initial teacher training students, appropriate to the development of computational thinking so that students can, as future professionals, to prepare for an increasingly demanding and complex society and to take fully advantage of the educational potential of computers and particularly the computacional environments for children.
Keywords: computational thinking; initial teacher education; and teaching computing."