“Ciao Women”: Contributos para o estudo das necessidades de aprendizagem ao longo da vida específicas de mulheres adultas em relação às TIC.

Autores

  • Rita Bencivenga
  • José Luís Ramos
  • Vicência Maio
  • Marinela Festas

Palavras-chave:

género, tecnologia, educação, aprendizagem ao longo da vida

Resumo

Este texto tem como objectivo apresentar e discutir resultados de uma investigação conduzida em cinco países europeus sobre as necessidades de aprendizagem ao longo da vida de mulheres adultas no uso de tecnologias.
A metodologia adoptada baseou-se em entrevistas autobiográficas a cerca de 250 mulheres nos diferentes países e que puderem assim expressar as suas ideias, expectativas, necessidades, interesses, sentimentos e emoções relativamente às tecnologias de informação e comunicação (computador e Internet) e ao seu uso em diferentes contextos.
Foram igualmente seleccionadas cinco revistas destinadas a este grupo-alvo, por país, e realizada a análise de conteúdo apropriada. O estudo incluiu ainda entrevistas a “experts” (três por país) no domínio da educação, género e tecnologias.
O estudo apresenta os resultados da investigação e questiona alguns dos estereótipos mais comuns relativos à relação entre a mulher e as tecnologias bem como as práticas formativas convencionais que não atendem, regra geral, aos aspectos associados à natureza do género.
O estudo enuncia algumas recomendações a levar em consideração na concepção e planeamento de acções de formação destinadas a mulheres adultas no quadro da aprendizagem ao longo da vida.

Palavras-Chave: género, tecnologia, educação, aprendizagem ao longo da vida, entrevistas narrativas.

---
BENCIVENGA, R., RAMOS, J. L., MAIO, V. & FESTAS, M. (2008). “Ciao Women”: Contributos para o estudo das necessidades de aprendizagem ao longo da vida especificas de mulheres adultas em relação às tecnologias de informação e comunicação. In Educação, Formação & Tecnologias; vol. 1(1), pp. 11-22. Disponível em http://eft.educom.pt
---

Downloads

Publicado

2008-05-31

Como Citar

Bencivenga, R., Ramos, J. L., Maio, V., & Festas, M. (2008). “Ciao Women”: Contributos para o estudo das necessidades de aprendizagem ao longo da vida específicas de mulheres adultas em relação às TIC. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 1(1), 11–22. Obtido de http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/11

Edição

Secção

ARTIGOS