Quando a avaliação se torna prioridade política, a educação para a igualdade deixa de o ser: políticas de género e TIC na era da globalização
Palavras-chave:
Avaliação, educação, formação, género, Tecnologias da Informação e ComunicaçãoResumo
"Apesar de as raparigas e de as mulheres não estarem em igualdade de circunstâncias em relação aos homens no acesso à informação - e às redes - na sociedade e na economia do conhecimento que consubstanciam a era da globalização e de não estarem em igualdade de circunstâncias nos cursos de ciência e tecnologia e no mercado de trabalho TIC, as políticas educativas têm concentrado a sua atenção e os seus discursos nas exigências da “sociedade em rede” e, sobretudo, da “economia informacional/global”. Assim, a nível internacional, comunitário e nacional, o peso destas políticas instrumentais tem vindo a desfavorecer a educação/formação das raparigas e das mulheres para a igualdade de género em TIC e a dar prioridade à consolidação de um tipo de avaliação que prima pela aferição e comparação internacionais e intra-nacionais dos produtos educativos multimédia existentes. Assim sendo, são escassos os projectos e as medidas concretas destinadas à detecção e anulação dos estereótipos de género que continuam a proliferar no âmbito género/TIC, tanto a nível do estudo das representações de género nos produtos multimédia ou na construção desses produtos, como a nível geral. Neste texto, discutem-se os princípios e as consequências de uma política educativa assim globalmente formulada e assim dissipada nos sistemas educativos nacionais, nomeadamente em Portugal.
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Palavras-chave: Avaliação, educação, formação, género, Tecnologias da Informação e Comunicação.
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ABSTRACT:
Although girls and women are not on an equal circumstances in relation to men in the access to information and networks in society and in the knowledge economy that constitute the era of globalization and are not on an equal circumstance in science and technology courses and in the labour market on ICT, education policies have focused their attention and their speeches on the requirements of ""networked society"" and, above all, informational/global economy"". Thus, at international level, community and national levels, the weight of these instrumental policies has been to no encourage education/training of girls and women to gender equality in ICT and to give priority to the consolidation of a type of evaluation for Scouting and intra-and international comparison nationals of existing media educational products. Therefore, projects and concrete measures to detect and invalids gender’s stereotypes that continue to proliferate within gender/ICT are scarce as the level of the study of gender representations in multimedia products or in the construction of these products, as the general level This document discusses the principles and the consequences of this globally formulated educational policy and therefore drain on national education systems, particularly, in Portugal.
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Keywords:Evaluation, education, training, gender, Information and Communication Technologies.
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Para citar este texto:
Rocha, M. C. J. (2011). Quando a avaliação se torna prioridade política, a educação para a igualdade deixa de o ser: políticas de género e TIC na era da globalização. Educação, Formação & Tecnologias, 4(1), 4-16. 'Online, disponível a partir de http://eft.educom.pt."