Personal Learning Environments: Contributos para uma discussão do conceito

Autores

  • José Carlos Mota

Palavras-chave:

Aprendizagem online, e-learning, e-learning 2.0, personal learning environment, web 2.0

Resumo

"A noção (ou noções) de Personal Learning Environment (Ambiente Pessoal de Aprendizagem) representa, de certa forma, o convergir de muitos dos aspectos que marcam as mudanças sociais e culturais provocadas pelo desenvolvimento tecnológico, nomeadamente com a Web 2.0, e que acabam por ter, inevitavelmente, um forte impacto na educação e na concepção da aprendizagem. Contudo, embora existam aspectos consensuais em torno da noção de PLE, regista-se uma diversidade de perspectivas e enfoques que tornam difícil chegar a uma única definição estável e que albergue toda essa diversidade. Procuramos, neste artigo, dar conta dessa variedade de abordagens, centrando-nos nas perspectivas mais relevantes nesta área. Começamos por referir as origens e fundamentos deste conceito; damos, em seguida, conta de algumas das definições avançadas e das características atribuídas aos PLEs; discutimos, depois, a sua relação com os ambientes virtuais institucionais, geralmente designados VLEs (Virtual Learning Environments); e, por fim, descrevemos algumas tentativas importantes de operacionalização prática de um personal learning environment.
--
Palavras-chave: Aprendizagem online, e-learning, e-learning 2.0, personal learning environment, web 2.0.
--
MOTA, José (2009). Personal Learning Environments: Contributos para uma discussão do conceito. In <i>Educação, Formação & Tecnologias</i>; vol.2 (2); pp. 5-21, Novembro de 2009, disponível no URL: http://eft.educom.pt.
--"

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Mota, J. C. (2022). Personal Learning Environments: Contributos para uma discussão do conceito. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 2(2), 5–21. Obtido de http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/54

Edição

Secção

ARTIGOS