LMS em contexto escolar: estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do concelho de Braga

Autores

  • Eliana Lisbôa
  • Anabela G. Jesus
  • António Varela
  • Glaucia Teixeira
  • Clara Pereira Coutinho

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Formação, Professores, Plataforma Moodle

Resumo

"Considerando o conhecimento ainda insuficiente das práticas existentes nas escolas portuguesas no que se refere à utilização de plataformas virtuais, particularmente no que se refere ao caso da plataforma MOODLE, foi desenvolvido um estudo descritivo com o objectivo de analisar que tipo de serviços e ferramentas são utilizados pelos professores e de que forma estes novos recursos têm contribuído para renovar as suas práticas pedagógicas. O estudo empírico envolveu os professores de duas escolas do norte de Portugal, sendo uma privada e outra pública. Para o efeito, os professores preencheram um questionário que foi alvo de uma validação de conteúdo e empírica. Os resultados mostram que: a) a maioria dos professores inquiridos não utiliza a plataforma de apoio à aprendizagem; e b) que os professores que utilizam a Moodle não o fazem tirando real partido do potencial que estas plataformas apresentam para o desenvolvimento da sociedade da informação, comunicação e conhecimento em Portugal.


Palavras-chave: Ensino e aprendizagem, Formação, Professores, Plataforma Moodle.


--
LISBÔA, E. S.; JESUS, A. G.; VARELA, A. M.; TEIXEIRA, G. H. & COUTINHO, C. P. (2009). LMS em Contexto Escolar: estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do Norte de Portugal. In <i>Educação, Formação & Tecnologias;</i> vol.2 (1); pp. 44-57, Maio de 2009, disponível no URL: http://eft.educom.pt.
--"

 

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Lisbôa, E., Jesus, A. G., Varela, A., Teixeira, G., & Coutinho, C. P. (2022). LMS em contexto escolar: estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do concelho de Braga. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 2(1), 44–57. Obtido de http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/45

Edição

Secção

ARTIGOS