Avaliação da aprendizagem na educação online: relato de pesquisa

Autores

  • Isabel Andréa Barreiro-Pinto
  • Marco Silva

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, educação presencial, educação online, cibercultura

Resumo

"Os princípios da avaliação presencial podem ser transpostos para a modalidade online? Este texto parte desta indagação e é fruto de uma pesquisa que buscou analisar o processo de avaliação da aprendizagem conduzido em um curso de online e, ao mesmo tempo, desenvolver a transposição de procedimentos da avaliação presencial da aprendizagem para o ambiente de interfaces online. Seu referencial teórico articula os temas: (a) cenário comunicacional a partir do conceito de “cibercultura” e (b) concepções de avaliação nas modalidades presencial. Finalmente, discute os seguintes resultados da pesquisa: (a) é possível transpor princípios da avaliação da aprendizagem presencial para o contexto online, (b) os fóruns e os chats permitem estabelecer a mediação técnica e pedagógica da avaliação, (c) a avaliação precisa considerar as possibilidades e limites técnicos e pedagógicos para construção da aprendizagem.


Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; educação presencial; educação online; cibercultura.


--
BARREIRO-PINTO, Isabel Andréa & SILVA, Marco (2008). Avaliação da aprendizagem na educação online: relato de pesquisa. In <i>Educação, Formação & Tecnologias; </i>vol.1 (2); pp. 32-39, Novembro de 2008, disponível no URL: http://eft.educom.pt.
--"

 

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Barreiro-Pinto, I. A., & Silva, M. (2022). Avaliação da aprendizagem na educação online: relato de pesquisa. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 1(2), 32–39. Obtido de http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/35

Edição

Secção

ARTIGOS