Avaliação das competências tecnológicas e socioemocionais de estudantes brasileiros no âmbito da Iniciativa Educação Conectada
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13119576Palavras-chave:
competências socioemocionais, competências tecnológicas, tecnologias digitais da informação e comunicação, iniciativa educação conectadaResumo
Este artigo investiga a relação entre o desenvolvimento de competências tecnológicas e socioemocionais de estudantes da rede pública, no contexto da Iniciativa Educação Conectada (IEC-BNDES). A pesquisa foi conduzida com 728 alunos de um município do interior de Sergipe, Brasil, utilizando três instrumentos: um questionário sobre Uso e Apropriação de Tecnologia, a Escala para Avaliação do Uso Indevido de Redes Sociais e o Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment (SENNA). Os dados foram analisados por meio de Análise Fatorial Confirmatória (AFC), ANOVA e correlações de Pearson. Os resultados indicaram que não há correlação significativa entre o uso e apropriação de tecnologias e o uso indevido de redes sociais. As correlações significativas, negativas e moderadas entre uso indevido de redes sociais e competências socioemocionais, como amabilidade e autogestão, indicam que indivíduos menos organizados e menos empáticos são mais propensos a usar as redes sociais inadequadamente. Esses achados destacam a importância de proporcionar acesso adequado a tecnologias e desenvolver competências socioemocionais para promover um ambiente de aprendizado mais eficaz e seguro. Eles também podem auxiliar na formulação de políticas educacionais mais inclusivas e eficientes, contribuindo para uma educação de qualidade que prepare os alunos para os desafios do mundo contemporâneo.
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