Del.icio.us: uma ferramenta da Web 2.0 ao serviço da investigação em educação

Autores

  • Clara Pereira Coutinho

Palavras-chave:

social bookmarking, Web 2.0, Del.icio.us, investigação, educação

Resumo

"Neste artigo apresentamos os resultados de um survey realizado a um grupo de formandos, maioritariamente professores em serviço, que frequentava um Curso de Mestrado em Tecnologia Educativa na Universidade do Minho no ano lectivo de 2007/2008. A ferramenta de social bookmarking Del.icio.us foi utilizada pelo grupo no âmbito dos trabalhos da disciplina semestral obrigatória de Métodos de Investigação em Educação. Para efeito da realização do trabalho final de projecto, em grupo, os formandos criaram uma conta Del.icio.us e utilizaram as funcionalidades da ferramenta para a organização, catalogação e partilha dos inúmeros recursos informativos disponíveis na Web. No final do semestre a experiência foi avaliada mediante o preenchimento de um questionário electrónico concebido para o efeito. Os resultados obtidos permitem aferir do potencial desta ferramenta da Web 2.0 no apoio ao trabalho do investigador em educação, para compilar e organizar a informação, para a partilha do conhecimento e para potenciar a busca de novas áreas/domínios de investigação. Particularmente interessante foi verificar como a experiência realizada foi capaz de despertar nos docentes a vontade de experimentarem a ferramenta em contexto de sala de aula, propondo-nos mesmo exemplos originais e criativos de actividades pedagógicas a desenvolver no Del.icio.us.


Palavras-chave: social bookmarking, Web 2.0, Del.icio.us, investigação, educação.


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COUTINHO, C. (2008). Del.icio.us: uma ferramenta da Web 2.0 ao serviço da investigação em educação. In <i>Educação, Formação & Tecnologias</i>; vol.1(1), pp. 104-115. Disponível em http://eft.educom.pt
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Publicado

2008-05-31

Como Citar

Pereira Coutinho, C. (2008). Del.icio.us: uma ferramenta da Web 2.0 ao serviço da investigação em educação. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 1(1), 104–115. Obtido de http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/23

Edição

Secção

ARTIGOS