Análise Bibliométrica da Revisão Sistemática da Literatura sobre Learning Analytics e Educational Data Mining focados na Predição de ocorrências no Sistema Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13124179

Palavras-chave:

learning analytics, Educational Data Mining, predição de ocorrências, análise bibliométrica, sistema educacional

Resumo

A partir de um mapeamento sistemático da literatura sobre Learning Analytics e Educational Data Mining, verificou-se suas contribuições para a predição de ocorrências no contexto educacional. Usou-se como fonte os repositórios Web of Science e Scopus, tendo sido identificados 189 artigos entre 2018 e 2022. Após a aplicação de critérios de exclusão e de inclusão, foram selecionados e analisados 41 artigos. Os resultados mostram uma tendência evolutiva na utilização dessas temáticas no contexto educacional. Além disso, verificou-se uma variedade de ferramentas e recursos utilizados na aplicação de modelos e no desenvolvimento de soluções preditivas, cujo objetivo é apoiar a produção de novos métodos e a aplicação de estratégias para a melhoria de resultados educacionais.

Biografias Autor

Eulanda Maria Pedro Daniel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciência da Computação pela Pela Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Informática na Educação pelo PPGIE da UFRGS.

Leandro Krug Wives, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Biografia: Professor Titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Ciência da Computação pelo PPGC da UFRGS.

Alexandra Lorandi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Biografia: Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Informática na Educação pelo PPGIE/UFRGS

Downloads

Publicado

2024-07-30 — Atualizado em 2024-07-31

Como Citar

Daniel, E. M. P., Wives, L. K., & Lorandi, A. (2024). Análise Bibliométrica da Revisão Sistemática da Literatura sobre Learning Analytics e Educational Data Mining focados na Predição de ocorrências no Sistema Educacional. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 12(1), 85–101. https://doi.org/10.5281/zenodo.13124179

Edição

Secção

ARTIGOS