(Ainda) Importa Falar sobre Tecnologia no 1.º ciclo do Ensino Básico: trajetórias desde a integração das TIC à Transição Digital
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8172370Palavras-chave:
transição digital, educação 1.º CEBResumo
A experiência disruptiva do ensino remoto de emergência cedo levantou questões como a igualdade e equidade nas condições de acesso e de espaço de aprendizagem, a capacidade de atenção dos alunos no online, as competências de autonomia dos alunos sobre as suas aprendizagens, a formação técnica e pedagógica dos professores, assumindo, inevitavelmente, maior densidade e preocupação nos primeiros níveis de ensino. Quanto mais novas são as crianças maior apoio necessitam para orientar a sua atenção, e organizar o seu processo de aprendizagem. A vivência do contexto pandémico e o regresso ao “novo normal”, não nos trouxe ao mesmo “lugar”. Nesse sentido, importa também questionar se estamos a agarrar esta experiência como a oportunidade para a transformação da escola, trazendo-a para o mundo actual (Figueiredo, 2020).
Pretende-se, assim, explorar, numa análise projetiva, uma reflexão sobre que desafios estamos a considerar e que respostas estamos a desenhar para a transição digital no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Cristina Gomes
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.