Algumas possibilidades de apropriações da lousa digital por professores em sala de aula
Palavras-chave:
Educação matemática, lousa digital, tecnologias digitais, tecnologia educacionalResumo
"Mediadas pelas Tecnologias Digitais, novas possibilidades têm se aberto ao trabalho pedagógico, resultando em diferentes maneiras de se obter informações e gerar conhecimento, interferindo na forma como os indivíduos pensam, se comunicam e se informam. O uso de novos recursos digitais, como auxiliares nos processos de construção do conhecimento em sala de aula, ganha destaque e importância. Entre estas tecnologias está a Lousa Digital, que possui vários diferenciais, quando comparada às lousas comuns. Entre eles destaca-se a possibilidade de inclusão de atividades interativas e de novas linguagens na sala de aula. Este trabalho foca suas análises nas observações de formas como a Lousa Digital foi utilizada na disciplina de Matemática durante aulas ministradas para turmas de Ensino Fundamental 1. Procurou-se identificar algumas formas de apropriação destas Lousas pelos professores e agrupá-las de modo a identificar se elas estão sendo inseridas em atividades de ensino de Matemática que explorem os recursos da Lousa e suas características de interação e interatividade ou se estão sendo utilizadas sem levar em conta estas possibilidades. Para tanto, analisou-se como os professores as utilizam: se como suporte didático, interativo ou de aprimoramento interativo e ainda, se há a presença de interatividade técnica, conceitual ou física. Percebeu-se que as interações realizadas foram, de forma geral, reduzidas, numa compreensão da Lousa como suporte didático e de uso para a interatividade técnica.
Palavras-chave: Educação matemática, lousa digital, tecnologias digitais, tecnologia educacional.
Some possibilities of appropriations for the Digital Whiteboard for teachers inside the classroom
Abstract:
Mediated by Digital Technologies, new possibilities have been opened up to pedagogical work, resulting in different ways of obtaining information and generating knowledge, interfering in how individuals think, communicate, and learn. The use of new digital resources, as auxiliaries in the processes of construction of knowledge in classrooms, obtains prominence and importance. Among these technologies is the Digital Whiteboard, which has many differential aspects when compared to common boards. Among them is highlighted the possibility of inclusion of interactive activities and new language in classroom. This work focuses its analysis on observations of manners that the Digital Whiteboard have been used in Mathematics for classes taught to elementary school 1. The focus was to identify some forms of appropriation of these whiteboards by teachers and group them in order to identify if they are inserted in mathematics teaching activities that explore the resources of this digital Blackboard and its interaction and interactivity features, or if they are just being used without considering these possibilities. Therefore it was examined how teachers used them: if it was as a didactic, interactive or used as an interactive improvement support. It also was analyzed if there is the presence of technical interactivity, conceptual or physical between the students and the board. It was noticed that the interactions were, in general, reduced to an understanding of the whiteboard as a teaching support used for technical interactivity.
Keywords: Mathematical education, digital whiteboard, digital technologies, educational technology"