Acesso ao computador por crianças e jovens com paralisia cerebral
Palavras-chave:
Ajudas Técnicas, Tecnologia Assistiva, Computador, Paralisia CerebralResumo
"O computador tem se constituído um importante recurso de tecnologia assistiva para crianças e jovens com paralisia cerebral. No entanto, devido défices motores nos membros superiores esses indivíduos podem apresentar dificuldades para acessar o computador. Assim, é importante conhecer como essa população utiliza o computador, como o ocorre o acesso e se utiliza algum tipo de recurso específico ou opções de acessibilidade para auxiliar nesta atividade. O objetivo do estudo foi identificar o perfil de crianças e jovens brasileiros com paralisia cerebral usuários de computador e verificar se existe uma associação entre o comprometimento motor e gênero e o uso de computador. Participaram deste estudo 37 pais de crianças e jovens brasileiros com paralisia cerebral, classificadas entre o nível I e V no Sistema de Classificação da Habilidade Manual para crianças com Paralisia Cerebral (MACS) e no Sistema de Classificação da Função Motora Grossa Ampliado e Revisto (GMFCS). Para a coleta de dados, os participantes do estudo responderam individualmente o Questionário de acesso ao computador, traduzido e adaptado para o português do Brasil. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e foi realizado o teste do qui-quadrado para avaliar a associação entre as variáveis, a qual foi significante (p<0.05). Os dados indicaram que há associação entre o uso de computador e o nível da MACS (p=0.0367) e entre o uso de computador e a distribuição topográfica (p=0.00000159), mas não há evidência de associação entre o uso de computador e o gênero do usuário (p=0.286), e do uso de computador e o nível da GMFCS (p=0.0621). Quanto ao local de uso do computador, 35% utilizam em casa e na escola; 23% não usam; 18% na escola e em casa de amigos; 15% só em casa; 9% usam só na escola. Em relação ao acesso ao computador, 73% dos participantes fazem por meio de mouse e teclado padrão e, apenas 27% têm recursos adaptados. Quanto aos recursos de acessibilidade ao computador, apenas 24% têm conhecimento sobre essas opções, no entanto, 65% dos participantes têm conhecimento de que existem equipamentos que podem favorecer o acesso ao computador. Apesar de o computador facilitar o acesso da criança e jovem com paralisia cerebral à informação, uma parcela dessa população ainda não tem acesso a esse equipamento, e muitas famílias não conhecem as opções de acessibilidade disponíveis no próprio computador.
Palavras-chave: Ajudas Técnicas, Tecnologia Assistiva, Computador, Paralisia Cerebral.
dor.
Computer access by children and young people with cerebral palsy
Abstract:
Computer has become an important assistive technology resource for children and young people with cerebral palsy. However, due to motor deficits in the upper limbs, these individuals may have difficulties in computer access. Thus, it is important know how this population uses the computer, how the access occurs and if uses some type of specific resource or accessibility options to assist this activity. The objective of the study was to identify the profile of Brazilian children and cerebral palsy young people computer users and check if there is an association between motor impairment, gender and computer use. Participants were 37 parents of Brazilian children and cerebral palsy young people classified as level I and V in the Manual Skills Classification System for Children with Cerebral Palsy (MACS) and in the Extended and Revised Gross Motor Function Classification System (GMFCS). For data collection, participants answered individually the Computer Access Questionnaire, translated and adapted for Brazilian Portuguese. Data were submitted to descriptive statistical analysis and the chi-square test was performed to evaluate the association between the variables, which was significant (p <0.05). Data indicated that there is an association between computer use and the MACS level (p = 0.0367) and between computer use and topographic distribution (p = 0.00000159), but there’s no evidence of association between computer use (P = 0.286) and computer use and GMFCS level (p = 0.0621). About the place of computer use, 35% do it at home and at school; 23% don’t use; 18% at school and at friends' home; 15% only at home; 9% use only at school. Regarding computer access, 73% of the participants use mouse and standard keyboard, and only 27% have adapted resources. Although the computer accessibility features, only 24% know these options, however, 65% of participants know equipments that can favor computer access. Although the computer facilitates children and young people with cerebral palsy access to the information, a portion of this population still doesn’t have access to this equipment, and many families don’t know accessibility options available in the computer.
Keywords: Assistive Technology, Computer, Cerebral Palsy."