Análise de conteúdo da comunicação assíncrona: considerações metodológicas e recomendações práticas
Palavras-chave:
Análise de conteúdo, codificação, comunicação assíncrona, fiabilidade, interação, kappa de CohenResumo
"Neste artigo discutimos o potencial e os desafios metodológicos que se colocam aos investigadores que pretendem analisar o conteúdo da comunicação assíncrona gerada em ambientes online. Aborda uma temática atual e pertinente sobretudo no contexto do ensino superior em que o recurso a tecnologias digitais abre oportunidades para o desenho de novos cenários de educação/formação online. Nesses novos ambientes de aprendizagem é recorrente o uso da interação com predominância na comunicação escrita, constituindo o seu estudo uma forma de investigar os processos de construção do conhecimento em contexto virtual. No presente artigo começamos por abordar as diferentes fases em que decorre o processo de análise de conteúdo da comunicação mediada por computador (CMC), nomeadamente a escolha do modelo teórico e da unidade de análise bem como os procedimentos metodológicos que permitem assegurar a fiabilidade do processo de codificação do texto escrito gerado na interação assíncrona. A discussão é sustentada com a apresentação de um exemplo concreto no sentido de ajudar os investigadores a utilizar a análise de conteúdo da comunicação assíncrona para compreender a complexidade dos processos de ensino e aprendizagem em ambientes online.
Palavras-chave: Análise de conteúdo, codificação, comunicação assíncrona, fiabilidade, interação, kappa de Cohen.
Content analysis of asynchronous communication: methodological considerations and practical recommendations
Abstract:
In this article we discuss the potential and the methodological challenges posed to researchers who seek to analyse the content of asynchronous communication generated within online environments. It (The article?) addresses a current and relevant issue, particularly in the context of higher education, in which the use of digital technologies opens up opportunities for the design of new online education/training scenarios. In those new learning environments, the use of interaction, predominantly written communication, is recurrent, thus its study being a way of investigating the processes of knowledge construction in virtual context. In the present article we begin by addressing the different stages occurring in the process of content analysis of computer-mediated communication (CMC), including the choice of the theoretical model and the unit of analysis, as well as the methodological procedures which assure the reliability of the coding process of the written text generated in asynchronous interaction. The discussion is sustained by the presentation of a concrete example, in order to help researchers to use the content analysis of asynchronous communication to understand the complexity of teaching and learning processes in online environments.
Keywords: Content analysis, coding, asynchronous communication, reliability, interaction, Cohen's kappa."