EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS
https://eft.educom.pt/index.php/eft
<p style="font-weight: 400;">"A Educação Digital é a expressão de uma comunicação líquida, porque se faz em rede, com flexibilidade temporal nos planos social, cognitivo e emocional, e sem os limites do espaço físico. Neste sentido, o digital tem como princípio a educação aberta e em rede: constitui o seu suporte, pois valoriza a comunidade virtual em todas as suas dimensões e, em particular, a inclusão na aprendizagem e desenvolvimento no processo de construção do conhecimento em rede."</p> <p style="font-weight: 400;">"É este o foco da análise e da discussão que afirmamos como princípio orientador da revista."</p> <p style="font-weight: 400;">"Por esta razão, temos de afirmar uma nova voz pública, social e cognitiva, para perceber e compreender a mudança para a sociedade digital na educação aberta, em rede e ao longo da vida."</p> <p style="font-weight: 400;">"A Educação Digital para enfrentar os desafios da mudança e da inovação num espaço de liberdade do pensamento e de criação do conhecimento em rede."</p> <p style="font-weight: 400;">"A liberdade de pensamento é assim assumida pela EFT – Revista Educação, Formação & Tecnologias, como o princípio fundamental para a construção dos cenários e contextos de inovação, criação e difusão de conhecimento na Educação Digital."</p> <p style="font-weight: 400;"><em>in</em> <a href="https://eft.educom.pt/index.php/eft/about">Carta de Missão</a></p> <p style="font-weight: 400;"><strong>Indexada em... |</strong> <a href="https://latindex.org/latindex/">Latindex</a> | <a href="http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_alphabetic&lng=pt&nrm=iso">Portal do Educ@</a>|<a href="http://dialnet.unirioja.es/">Dialnet </a>| <a href="http://journalseek.net/">Genamics Journal Seek </a>|<a href="http://portalnuclear.cnen.gov.br/livre/Inicial.asp"> Portal LIVRE! </a>| <a href="http://scholar.google.pt/">Google Scholar </a>|</p>pt-PT[email protected] (Diretor EFT)[email protected] (Informática Educom)Tue, 30 Jul 2024 10:12:28 +0100OJS 3.3.0.10http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss60Avaliação das competências tecnológicas e socioemocionais de estudantes brasileiros no âmbito da Iniciativa Educação Conectada
https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/237
<p>Este artigo investiga a relação entre o desenvolvimento de competências tecnológicas e socioemocionais de estudantes da rede pública, no contexto da Iniciativa Educação Conectada (IEC-BNDES). A pesquisa foi conduzida com 728 alunos de um município do interior de Sergipe, Brasil, utilizando três instrumentos: um questionário sobre Uso e Apropriação de Tecnologia, a Escala para Avaliação do Uso Indevido de Redes Sociais e o <em>Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment</em> (SENNA). Os dados foram analisados por meio de Análise Fatorial Confirmatória (AFC), ANOVA e correlações de Pearson. Os resultados indicaram que não há correlação significativa entre o uso e apropriação de tecnologias e o uso indevido de redes sociais. As correlações significativas, negativas e moderadas entre uso indevido de redes sociais e competências socioemocionais, como amabilidade e autogestão, indicam que indivíduos menos organizados e menos empáticos são mais propensos a usar as redes sociais inadequadamente. Esses achados destacam a importância de proporcionar acesso adequado a tecnologias e desenvolver competências socioemocionais para promover um ambiente de aprendizado mais eficaz e seguro. Eles também podem auxiliar na formulação de políticas educacionais mais inclusivas e eficientes, contribuindo para uma educação de qualidade que prepare os alunos para os desafios do mundo contemporâneo.</p>Araê Cainã Zani de Souza, Thiago de Arruda Esper, Priscila Castilho, Ildeberto Aparecido Rodello, Fabiana Maris Versuti
Direitos de Autor (c) 2024 EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/237Tue, 30 Jul 2024 00:00:00 +0100Planejamento pedagógico com Recursos Educacionais Digitais: o que é importante para os professores?
https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/247
<p><strong>Resumo:</strong> Este texto discute a importância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em ambientes educacionais, incluindo os desafios de incorporar Recursos Educacionais Digitais (RED) nos currículos, na tentativa de entender quais fatores mais importam para os professores no planejamento com RED. Essa pesquisa foi desenvolvida no âmbito do projeto MEC RED, abrangendo três escolas da cidade de Florianópolis, Brasil. Os professores das escolas e os pesquisadores, juntos, passaram por uma Iniciativa de Aprendizagem Colaborativa para escolha e entendimento da produção de RED. Os resultados sugerem quatro dimensões de importância do planejamento pedagógico com RED para os professores: características da tecnologia, relações com a cultura digital, aspectos da cultura da escola e aspectos pedagógicos.</p>Laura Grasel Rodrigues, Marina Bazzo de Espíndola, Roseli Zen Cerny
Direitos de Autor (c) 2024 EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/247Tue, 30 Jul 2024 00:00:00 +0100Experiência gamificada como estratégia educacional sobre obesidade para acadêmicos em nutrição
https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/240
<p>A obesidade caracteriza-se como um desafio para a saúde pública mundial e está associada a diversas complicações para a saúde humana, como doenças cardiovasculares e diabetes. Diferentes estratégias têm sido apontadas pela literatura para a prevenção e tratamento da obesidade, destacando-se a necessidade de abordagens holísticas. Neste contexto, a experiência gamificada no âmbito educacional surge como uma abordagem que integra elementos lúdicos e características de jogos no processo de aprendizagem, visando engajar o participante em busca de um aprendizado mais envolvente. Este estudo teve como objetivo verificar o efeito do uso de um quiz criado por meio da plataforma Quizizz<em> </em>como experiência gamificada como estratégia de aprendizagem sobre obesidade e hábitos alimentares para estudantes de nutrição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando a metodologia de Taquette e Minayo (2015) para análise de conteúdo, e quantitativa para análise de frequência das categorias. A experiência gamificada em formato de quiz foi aplicada como intervenção digital, visando a comparação da metodologia ativa do processo de ensino e aprendizagem frente a uma metodologia tradicional. Os resultados apresentam sinais de melhora na aprendizagem dos conteúdos nas duas abordagens (digital e tradicional), com progresso no vocabulário dos discentes e maior entendimento das perguntas propostas sobre hábitos alimentares e obesidade no momento pós-teste. Concluiu-se que a experiência gamificada, enquanto metodologia ativa, teve efeito positivo como estratégia de aprendizagem sobre obesidade e hábitos alimentares para estudantes de nutrição, e tem o potencial de contribuir para a ressignificação do ensino e melhoria do conhecimento. Sugere-se a sua associação com a metodologia tradicional de ensino, visto que este método permanece importante no processo educacional.</p>Ana Priscila da Silva Veras, Kerolyn Ramos Garcia, Priscila Borges de Faria Arquelau, Leonardo Costa Pereira, Eliana Fortes Gris
Direitos de Autor (c) 2024 EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/240Tue, 30 Jul 2024 00:00:00 +0100Ensino de leitura e produção textual com textos jornalísticos: uma formação continuada para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/233
<p>Os textos jornalísticos são responsáveis por informar a população sobre fatos cotidianos e podem ser importantes recursos no ensino de leitura e de escrita, pois têm potencial para provocar reflexões acerca da realidade e preparar os estudantes para compreender as relações entre as diferentes semioses empregadas em suas formas de expressão, principalmente a partir do desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O objetivo deste artigo é verificar as contribuições de um curso de formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre textos jornalísticos, desenvolvido num programa de mestrado profissional. A pesquisa teve abordagem qualitativa, objetivo exploratório e natureza aplicada por meio de pesquisa-ação. O curso foi desenvolvido em uma escola municipal de Trajano de Moraes-RJ e os dados da pesquisa, coletados no diário de bordo e no grupo focal, foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que os textos jornalísticos podem ser instrumentos de investigação da realidade a partir do estudo do meio e que os alunos precisam ter contato com textos produzidos em diversas semioses de forma intencional. Também é evidenciada a necessidade da formação continuada de professores para a inovação de estratégias didáticas.</p>Júlia Wenderoscky Ximenes Riguette, Ingrid Ribeiro da Gama Rangel
Direitos de Autor (c) 2024 EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/233Tue, 30 Jul 2024 00:00:00 +0100Análise Bibliométrica da Revisão Sistemática da Literatura sobre Learning Analytics e Educational Data Mining focados na Predição de ocorrências no Sistema Educacional
https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/229
<p>A partir de um mapeamento sistemático da literatura sobre <em>Learning Analytics</em> e <em>Educational Data Mining</em>, verificou-se suas contribuições para a predição de ocorrências no contexto educacional. Usou-se como fonte os repositórios Web of Science e Scopus, tendo sido identificados 189 artigos entre 2018 e 2022. Após a aplicação de critérios de exclusão e de inclusão, foram selecionados e analisados 41 artigos. Os resultados mostram uma tendência evolutiva na utilização dessas temáticas no contexto educacional. Além disso, verificou-se uma variedade de ferramentas e recursos utilizados na aplicação de modelos e no desenvolvimento de soluções preditivas, cujo objetivo é apoiar a produção de novos métodos e a aplicação de estratégias para a melhoria de resultados educacionais.</p>Eulanda Maria Pedro Daniel, Leandro Krug Wives, Alexandra Lorandi
Direitos de Autor (c) 2024 EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/229Wed, 31 Jul 2024 00:00:00 +0100Editorial
https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/254
<p class="EFT-Corpodetexto">No presente número da revista EFT - Educação, Formação e Tecnologias, o segundo do novo ciclo editorial desta publicação, veiculamos um conjunto de textos submetidos pelos seus autores e que abordam a narrativa da educação sob diferentes olhares de questionamento e perspetivas metodológicas de investigação.</p>Paulo Dias, João Correia de Freitas, Carolina Pereira, Fernanda Nogueira, Luis Valente, Elisabete Cruz
Direitos de Autor (c) 2024 EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/254Tue, 30 Jul 2024 00:00:00 +0100