https://eft.educom.pt/index.php/eft/issue/feedEDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS2025-08-07T18:03:08+01:00Diretor EFT[email protected]Open Journal Systems<p style="font-weight: 400;">"A Educação Digital é a expressão de uma comunicação líquida, porque se faz em rede, com flexibilidade temporal nos planos social, cognitivo e emocional, e sem os limites do espaço físico. Neste sentido, o digital tem como princípio a educação aberta e em rede: constitui o seu suporte, pois valoriza a comunidade virtual em todas as suas dimensões e, em particular, a inclusão na aprendizagem e desenvolvimento no processo de construção do conhecimento em rede."</p> <p style="font-weight: 400;">"É este o foco da análise e discussão que afirmamos como princípio orientador da revista."</p> <p style="font-weight: 400;">"Por esta razão, temos de afirmar uma nova voz pública, social e cognitiva, para perceber e compreender a mudança para a sociedade digital na educação aberta, em rede e ao longo da vida."</p> <p style="font-weight: 400;">"A Educação Digital para enfrentar os desafios da mudança e da inovação num espaço de liberdade do pensamento e de criação do conhecimento em rede."</p> <p style="font-weight: 400;">"A liberdade de pensamento é assim assumida pela EFT – Revista Educação, Formação & Tecnologias, como o princípio fundamental para a construção dos cenários e contextos de inovação, criação e difusão de conhecimento na Educação Digital."</p> <p style="font-weight: 400;"><em>in</em> <a href="https://eft.educom.pt/index.php/eft/about">Carta de Missão</a></p> <p style="font-weight: 400;"><strong>Indexada em... |</strong> <a href="https://latindex.org/latindex/">Latindex</a> |<a href="http://dialnet.unirioja.es/">Dialnet </a>| <a href="http://journalseek.net/">Genamics Journal Seek </a>|<a href="http://portalnuclear.cnen.gov.br/livre/Inicial.asp"> Portal LIVRE! </a>| <a href="http://scholar.google.pt/">Google Scholar </a>|</p>https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/1_vol13_1The postdigital turn, the GenAI hype, and quality teaching and learning: What is the place of critical thinking and what can we do to promote it?2025-08-05T03:09:59+01:00Chrysi Rapanta[email protected]<p>As digital technologies become seamlessly embedded in everyday life, distinctions between tools and human practices collapse, raising critical questions about the future of education and the place of critical thinking within it. While generative artificial intelligence offers powerful new capabilities, its widespread adoption risks reducing intellectual engagement to surface-level outputs, simulating criticality without genuine understanding. Drawing on postdigital theory and critical pedagogy, this reflection paper argues for a reassertion of critical thinking as an embodied, dialogic, and ethical practice. The analysis also considers the evolving notion of postdigital citizenship, emphasizing the need for learners to navigate not only digital tools, but also the social, political, and ideological systems they enact. Ultimately, the paper calls for educational practices that promote meaningful, critical engagement with AI, viewing learners not as passive recipients of machine-generated knowledge but as active participants in shaping democratic, just, and thoughtful futures.</p>2025-08-07T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2025 Chrysi Rapantahttps://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/2_vol13_1Artificial Intelligence in basic education: a bibliometric analysis of publications from 2022 to 20242025-06-03T10:32:48+01:00Priscila Flores da Luz[email protected]Airton Zancanaro[email protected]<p>Artificial Intelligence (AI), a branch of computer science, allows systems to simulate typical human tasks. Its application has impacted educational, economic, and health areas, among others. In education, the use of AI presents risks and benefits, requiring critical reflection to promote knowledge and citizenship skills. This study aimed to conduct a bibliometric analysis on the application of AI in basic education. Publications from 2022 to 2024 were analyzed, verifying frequency, main authors, keywords, and institutions, identifying patterns and gaps in scientific production. The search was conducted in the Scopus database and CAPES journal portal, applying inclusion and exclusion criteria. The articles were categorized into four thematic axes: (1) Management, Pedagogy, and Curriculum; (2) Challenges and Ethical Implications; (3) Teacher Training and Perception; and (4) AI Tools and Teaching Processes. As a result of the 62 selected articles, a wide geographic distribution (35 countries), number of authors (223) and cited references (3448) were identified, in addition to an increase in publications after 2022. According to the categories, it was found that 70% of the publications emphasize the importance of teacher training to effectively incorporate AI. The analysis also revealed that its use is still incipient and with obstacles such as lack of infrastructure, connectivity and teacher training. It is concluded that its integration into the school context must occur from an ethical perspective, as a sociocultural artifact that promotes autonomy, critical thinking and citizenship.</p>2025-08-07T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2025 Priscila Flores da Luz, Airton Zancanarohttps://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/3_vol13_1Inteligência Artificial na Educação: revisão cienciométrica e proposta de articulação pelo modelo TPACK2025-04-21T16:52:42+01:00Lucas Eduardo de Siqueira[email protected]Everton Bedin[email protected]John Wesley Grando[email protected]<p>A Inteligência Artificial (IA) está transformando o cenário educacional, oferecendo novas possibilidades para personalização e mediação nos processos de ensino e aprendizagem. Este estudo, baseado em uma análise cienciométrica, visa identificar e analisar as potencialidades e os desafios do uso da IA na educação, por meio de uma revisão de literatura científica internacional, e intencionar como a utilização da IA pode ser adaptada para fortalecer a prática docente em diferentes níveis de ensino, enfatizando sua contribuição para a personalização do aprendizado e a mediação pedagógica. Com foco em publicações entre 2020 e 2024, foram analisados 6107 artigos, destacando o crescimento de 64,44% ao ano nas pesquisas sobre IA e educação. Principais temas incluem <em>chatbots</em>, aprendizado personalizado e ferramentas adaptativas. China e Estados Unidos lideram as publicações, mas há lacunas significativas na América do Sul, especialmente no Brasil. O estudo destaca que, apesar das contribuições, como o aprendizado individualizado, os desafios éticos e a necessidade de capacitação docente limitam a integração plena da IA na educação. Portanto, a pesquisa sugere que o modelo TPACK é essencial para orientar os professores no uso ético e eficiente dessas tecnologias. Conclui-se que a IA, quando utilizada de forma crítica e planejada à luz do TPACK, pode enriquecer o ensino, mas não deve substituir o papel humano, reforçando a necessidade de mediação e reflexão pedagógica para maximizar benefícios e minimizar riscos.</p>2025-08-07T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2025 Lucas Eduardo de Siqueira, Everton Bedin, John Wesley Grandohttps://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/4_vol13_1Comunidade de práticas em educação tecnológica: um estudo de caso na Escola de Líderes em Tecnologia da Informação2025-05-13T21:23:30+01:00Deise Priscila Wippel[email protected]Keila Batista[email protected]<p>O artigo aborda o conceito e histórico das comunidades de práticas, destacando os seus princípios e sua aplicação original na aprendizagem organizacional, buscando entender como o conhecimento prático é criado, compartilhado e mantido. O conceito foi introduzido na década de 1990, definindo tais comunidades como grupos de pessoas que têm um interesse em comum e buscam melhorar as suas habilidades por meio de interações regulares. O objetivo da pesquisa foi identificar características de uma comunidade de prática na Escola de Líderes de Tecnologia da Informação, na cidade de Blumenau, estado de Santa Catarina (Brasil), por meio de análise qualitativa exploratória, do tipo estudo de caso único.</p> <p>No percurso metodológico houve levantamento bibliográfico, entrevista com o mentor da escola, visita à sede para coleta de informações e observação das interações entre os membros e uma análise documental. Observou-se que a escola opera sem salas de aula tradicionais ou currículo fixo, promovendo uma experiência diferenciada. Destacaram-se três características principais de uma comunidade de prática: domínio, focado no ensino de tecnologia e liderança; comunidade, com forte colaboração e apoio mútuo entre os membros; e prática, através da qual os membros desenvolvem habilidades em atividades conjuntas e interações diárias. Conclui-se que a escola orienta-se como uma inovadora comunidade de prática.</p>2025-08-07T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2025 Deise Priscila Wippel, Keila Batistahttps://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/5_vol13_1Ações educativas para pessoas idosas mediadas por tecnologias digitais na pandemia covid-19: recorte das instituições públicas de ensino superior do Brasil2025-04-13T23:42:52+01:00Mariana Cruz[email protected]Yasmin Veras[email protected]Ingrid Silva[email protected]<p>A necessidade de isolamento social durante a pandemia de covid-19 estimulou o desenvolvimento de ações educativas mediadas por tecnologias digitais por instituições de ensino superior, especialmente aquelas voltadas às pessoas idosas, com o objetivo de promover o bem-estar dessa população. O objetivo deste estudo é descrever ações educativas para pessoas idosas mediadas por tecnologias digitais no contexto da pandemia de covid-19, com base em iniciativas documentadas no Brasil e realizadas por instituições públicas de ensino superior. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo, baseado em análise documental. A listagem oficial das instituições de ensino foi obtida por meio de consulta ao e-MEC, seguida de busca nos sítios eletrônicos oficiais das instituições de ensino para o mapeamento dos dados. As informações coletadas incluíram chamadas para eventos, resultados de editais de pesquisa e extensão, materiais produzidos, páginas e canais oficiais para divulgação de projetos. Das 345 universidades públicas brasileiras analisadas, 16 apresentaram ações educativas de acordo com os critérios de inclusão do estudo, totalizando 20 ações. A maior proporção de ações foi identificada na região Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo. As ações mais frequentes foram aquelas com foco em saúde física e mental, incentivando atividades físicas, intelectuais e de integração social, seguidas por ações de inclusão digital. As ações educativas destinadas a pessoas idosas e mediadas por tecnologias digitais durante a pandemia de covid-19 demonstraram-se estratégias pertinentes para a redução do isolamento social e para a democratização da educação em formato digital.</p>2025-08-07T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2025 Mariana Sodário Cruz, Yasmin Mendes Veras, Ingrid G. Sousa da Silvahttps://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/6_vol13_1Tecnologias Digitais e Educação Inclusiva: uma revisão sistemática sobre práticas pedagógicas e ferramentas tecnológicas 2025-04-14T01:54:31+01:00Ivana Carvalho[email protected]David Bassous[email protected]Fátima Martins de Oliveira[email protected]Gerlinde Teixeira[email protected]Thiago Lacerda[email protected]<p>O presente trabalho de revisão sistemática investiga práticas pedagógicas e ferramentas digitais aplicadas a educação inclusiva, com o objetivo de compreender como essas tecnologias podem ser utilizadas no ensino de estudantes com diferentes perfis. A pesquisa analisou publicações entre os anos de 2019 e 2024, utilizando como base de dados o Google Acadêmico e o Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados destacam o impacto positivo das tecnologias digitais na inclusão educacional, evidenciando sua importância na construção de estratégias pedagógicas mais acessíveis e adaptadas aos desafios atuais da educação. As tecnologias identificadas nos estudos incluem desde ferramentas de comunicação, como <em>WhatsApp</em> e <em>Google Meet</em>, até plataformas educacionais, como <em>Padlet</em> e <em>Edmodo</em>, que facilitam o engajamento e a personalização do ensino. Além disso, recursos específicos para criação de conteúdos, como <em>Kahoot</em> e <em>Book Creator</em>, e o uso de mídia, como videoaulas bilíngues, destacam-se para promover a inclusão e atender a diversidade dos estudantes. Por fim, uma análise integrada ao modelo TPACK evidenciou que a combinação equilibrada entre os conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo é fundamental para que os educadores utilizem tecnologias de forma estratégica, promovendo práticas inclusivas e inovadoras.</p>2025-08-07T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2025 Ivana Carvalho, David Bassous, Fátima Martins de Oliveira, Gerlinde Teixeira, Thiago Lacerdahttps://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/7_vol13_1A Sala de Aula Invertida e a adoção de estratégias de aprendizagem: reflexos na formação de futuros professores de Matemática2025-06-23T01:24:50+01:00Cicero Nachtigall[email protected]Maria Helena Abrahão[email protected]<p>Este trabalho discute e problematiza a mobilização de diferentes estratégias para aprender Matemática a partir de uma experiência com a abordagem Sala de Aula Invertida. O percurso metodológico da investigação integra dois momentos distintos e complementares. No ano de 2019, os sujeitos experimentaram a metodologia de aula invertida ao longo de um semestre letivo completo, em uma disciplina de Cálculo. Três anos mais tarde, a experiência foi refletida em um Seminário de Pesquisa-Formação integrado em uma pesquisa de doutoramento em Educação. O estudo opera com narrativas (auto)biográficas de sete futuros professores de Matemática, analisadas sob a lente do método da Compreensão Cênica. As cenas rememoradas, partilhadas e refletidas pelo grupo, permitiram descortinar e repercutir a experiência na elaboração e/ou adoção de diferentes estratégias de aprendizagem. Os resultados evidenciam e reafirmam a singularidade Seminário de Pesquisa-Formação como recurso didático formativo privilegiado.</p>2025-08-07T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2025 Cicero Nachtigall, Maria Helena Menna Barreto Abrahãohttps://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/editorial_vol13_1Editorial2025-08-06T13:36:49+01:00Paulo Dias[email protected]Fernanda Nogueira[email protected]Carolina Pereira[email protected]Luís Valente[email protected]Elisabete Cruz[email protected]João Correia de Freitas[email protected]<p class="EFT-Corpodetexto">O presente número da revista Educação, Tecnologias & Formação tem como tema <em>Inovação nos ambientes e práticas emergentes em educação</em>.</p> <p class="EFT-Corpodetexto">Este tema apresenta-se, de forma cada vez mais central, no pensamento sobre os modelos e práticas da educação na sociedade contemporânea. Inovar significa projetar a mudança para uma nova configuração da forma, do conteúdo ou da expressão das organizações e das comunidades de aprendizagem. Por outras palavras, a inovação estende-se para além da mudança de superfície e tem como foco o pensamento disruptivo sobre os fundamentos das organizações para encontrar a sustentabilidade dos processos de mudança na modernidade virtual e da educação em rede.</p>2025-08-07T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2025 Paulo Dias, Fernanda Nogueira, Carolina Pereira, Luís Valente, Elisabete Cruz, João Correia de Freitas