https://eft.educom.pt/index.php/eft/issue/feed EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS 2023-07-24T00:00:00+01:00 Diretor EFT [email protected] Open Journal Systems <p style="font-weight: 400;">"A Educação Digital é a expressão de uma comunicação líquida, porque se faz em rede, com flexibilidade temporal nos planos social, cognitivo e emocional, e sem os limites do espaço físico. Neste sentido, o digital tem como princípio a educação aberta e em rede: constitui o seu suporte, pois valoriza a comunidade virtual em todas as suas dimensões e, em particular, a inclusão na aprendizagem e desenvolvimento no processo de construção do conhecimento em rede."</p> <p style="font-weight: 400;">"É este o foco da análise e da discussão que afirmamos como princípio orientador da revista."</p> <p style="font-weight: 400;">"Por esta razão, temos de afirmar uma nova voz pública, social e cognitiva, para perceber e compreender a mudança para a sociedade digital na educação aberta, em rede e ao longo da vida."</p> <p style="font-weight: 400;">"A Educação Digital para enfrentar os desafios da mudança e da inovação num espaço de liberdade do pensamento e de criação do conhecimento em rede."</p> <p style="font-weight: 400;">"A liberdade de pensamento é assim assumida pela EFT – Revista Educação, Formação &amp; Tecnologias, como o princípio fundamental para a construção dos cenários e contextos de inovação, criação e difusão de conhecimento na Educação Digital."</p> <p style="font-weight: 400;"><em>in</em> <a href="https://eft.educom.pt/index.php/eft/about">Carta de Missão</a></p> <p style="font-weight: 400;"><strong>Indexada em... |</strong> <a href="https://latindex.org/latindex/">Latindex</a> | <a href="http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_alphabetic&amp;lng=pt&amp;nrm=iso">Portal do Educ@</a>|<a href="http://dialnet.unirioja.es/">Dialnet </a>| <a href="http://journalseek.net/">Genamics Journal Seek </a>|<a href="http://portalnuclear.cnen.gov.br/livre/Inicial.asp"> Portal LIVRE! </a>| <a href="http://scholar.google.pt/">Google Scholar </a>|</p> https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/212 Editorial 2023-07-21T22:55:24+01:00 Paulo Dias [email protected] João Correia de Freitas [email protected] <p>Este número da Revista EFT – Educação, Formação e Tecnologias, revista da associação EDUCOM, é um número especial porque acolhe o pensamento e a voz de investigadores de referência no domínio da educação digital, os quais, muito gentilmente, aceitaram o nosso convite para a preparação do relançamento da EFT em 2023.</p> 2023-07-24T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2023 Paulo Dias, João Correia de Freitas https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/213 Renovar a Investigação em Educação 2023-07-21T23:04:08+01:00 António Dias de Figueiredo [email protected] <p>Que educação queremos ter num mundo digitalizado e interligado, onde a universalização da inteligência artificial anuncia mudanças sociais nunca vistas? Que investigação para apoiar essa educação? Prosseguimos como até aqui? Ou rompemos com tradições científicas envelhecidas e repensamos o todo? Este artigo propõe três perspetivas de renovação: a valorização da prática, a renovação dos métodos e a integração das ferramentas. Para cada perspetiva, procura organizar e documentar o essencial em termos que facilitem a passagem à ação.</p> 2023-07-24T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2023 EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/214 ¿Qué es aprender? 2023-07-21T23:08:43+01:00 António Bartolomé [email protected] <p>Docentes e investigadores en el campo de la enseñanza se preocupan por cómo mejorar los resultados de sus estudiantes. Y terminan frecuentemente haciéndose algunas preguntas sobre cómo aprenden, cuando aprenden, qué aprenden y dónde aprenden. Y algún día descubren que la cuestión central no es ninguna de estas sino qué significa “aprender”.</p> 2023-07-24T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2023 EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/215 A escola face aos desafios para ser contemporânea 2023-07-21T23:19:42+01:00 Vani Kenski [email protected] <p>Reflexões sobre o processo específico de educação realizado pela escola, em todos os seus níveis e modalidades. Os desafios postos pela cultura do digital recaem para a necessidade de mudar a escola, no formato que a conhecemos, para que ela continue a ser relevante como instituição social crítica, transformadora e inclusiva na contemporaneidade. </p> 2023-07-24T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2023 Vani Kenski https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/216 A Transformação Digital do Ensino Superior em Portugal: breves notas a partir de alguns pontos de vista 2023-07-21T23:26:48+01:00 Fernando Ramos [email protected] <p>Neste curto texto pretende-se partilhar breves reflexões sobre alguns aspetos relevantes no contexto da transformação digital do Ensino Superior, nos planos da legislação, dos desafios da evolução tecnológica, da formação de recursos humanos e da dinâmica das instituições. A linha de pensamento que estrutura o texto baseia-se na constatação de que existe uma tensão dialética permanente entre a evolução tecnológica e a adoção das inovações pelas instituições e pelos docentes, mas que o curso dessa história pode, e deve, ser influenciado pelas opções feitas, nomeadamente, pelo poder político, em determinados momentos. É o caso do momento presente, em que a reflexão em curso sobre a avaliação e atualização do RJIES se constitui como uma oportunidade de homogeneização do edifício jurídico que enforma o Ensino Superior nacional, no qual o ensino ministrado a distância se enquadra, o que seria um sinal claro de alinhamento de aposta na convergência europeia para o que a Comissão Europeia designa por Digital Education. </p> 2023-07-24T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2023 EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/217 A utilização de ferramentas do Moodle por docentes do ensino superior politécnico. O caso do ISCAP. 2023-07-21T23:31:59+01:00 Paula Peres [email protected] Ismael Vieira [email protected] <p>Com o eclodir da pandemia de Covid-19, o recurso a ambientes virtuais de aprendizagem como o Moodle multiplicou-se. Porém, nem sempre as ferramentas disponíveis são utilizadas com o propósito de assegurar um processo de ensino mais ativo e centrado nos estudantes. O presente artigo analisa como os professores têm usado os recursos e atividades disponíveis no Moodle numa instituição de ensino superior politécnico. Os resultados mostram que, apesar de uma maior utilização do Moodle, continua a prevalecer uma utilização de recursos não interativos, sendo frequentemente usada como suporte ao ensino presencial e repositório de matérias pedagógicos. </p> 2023-07-24T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2023 Paula Peres, Ismael Vieira https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/218 Tecnologias digitais na Educação: Uma reflexão sobre o passado e sobre o futuro 2023-07-21T23:36:42+01:00 Vítor Teodoro [email protected] <p>Parece haver características da cultura escolar que são intemporais: a turma e a sala de aula, a organização da sala de aula (filas, quadro, etc.); um único professor na sala de aula; os manuais escolares; a avaliação escrita individual; a divisão do currículo por anos de escolaridade e por disciplinas. Estas características têm frustrado — e continuam a frustrar — gerações e gerações de autores de reformas escolares (Tyack &amp; Cuban,1995). Será que esta “gramática de escola” é um factor impeditivo da inovação induzida pelas tecnologias digitais?</p> 2023-07-24T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2023 Vítor Teodoro https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/219 Tecnologia e educação: novos (velhos) desafios 2023-07-21T23:42:01+01:00 João Paiva [email protected] <p>A pandemia covid19 trouxe adicionais desafios. Muito se tem escrito sobre o forçamento circunstancial que generalizou práticas de mediação digital e permitiu a muitos superar o rubicão tecnológico (Oliveira, Teixeira, Torres e Morais, 2021). O certo é que se aprendeu pouco. Os treinos e lastros de interação informática que poderiam ser vulgarizados e ter impacto nas organizações sociais e laborais, com preservação da qualidade de vida das cidades e até com contribuições verdes de sustentabilidade, constituem-se hoje como oportunidades perdidas. Vou mais longe: uma compreensível traumatização pós-covid trouxe a saudade nostálgica do presencial, do físico, do analógico, na escola. Esta lógico sentimento global acarreta uma certa “digitalfobia” na escola, que pode não estar a ajudar a educação digital.</p> 2023-07-24T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2023 João Paiva https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/220 Ensino e formação a distância num mundo digital 2023-07-21T23:45:25+01:00 José Lagarto [email protected] <p>Durante mais de uma centena de anos, o ensino a distância (EaD), que terá ensaiado os primeiros passos nos meados do Séc. XIX, apresentou sensivelmente o mesmo formato, com a utilização de texto escrito em suporte papel. Mais tarde, e já nos anos 50/60 do Séc. XX passou a usar também kits de montagem, suportes áudio, televisão e suportes vídeo. Posteriormente, na década de 80, utilizou o computador (com a designação corrente de sistemas de ensino assistido por computador), até que apareceu a Internet.</p> 2023-07-24T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2023 José Lagarto https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/221 (Ainda) Importa Falar sobre Tecnologia no 1.º ciclo do Ensino Básico: trajetórias desde a integração das TIC à Transição Digital 2023-07-21T23:49:10+01:00 Cristina Gomes [email protected] <p>A experiência disruptiva do ensino remoto de emergência cedo levantou questões como a igualdade e equidade nas condições de acesso e de espaço de aprendizagem, a capacidade de atenção dos alunos no online, as competências de autonomia dos alunos sobre as suas aprendizagens, a formação técnica e pedagógica dos professores, assumindo, inevitavelmente, maior densidade e preocupação nos primeiros níveis de ensino. Quanto mais novas são as crianças maior apoio necessitam para orientar a sua atenção, e organizar o seu processo de aprendizagem. A vivência do contexto pandémico e o regresso ao “novo normal”, não nos trouxe ao mesmo “lugar”. Nesse sentido, importa também questionar se estamos a agarrar esta experiência como a oportunidade para a transformação da escola, trazendo-a para o mundo actual (Figueiredo, 2020).<br>Pretende-se, assim, explorar, numa análise projetiva, uma reflexão sobre que desafios estamos a considerar e que respostas estamos a desenhar para a transição digital no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico.</p> 2023-07-24T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2023 Cristina Gomes https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/222 A digitalização da educação através do modelo Flipped Classroom 2023-07-21T23:53:18+01:00 Teresa Ribeirinha [email protected] Bento Silva [email protected] <p>Este texto tem como objetivo apresentar uma reflexão dos resultados de um projeto de investigação, conduzido através de uma investigação-ação, para a implementação do Modelo Flipped Classroom (MFC) no processo de ensino e aprendizagem duma turma do ensino secundário, em contexto online. Mais concretamente, pretendeu-se analisar o impacto das atividades do currículo e a influência do papel do professor na experiência de aprendizagem dos alunos com a implementação do MFC. A reflexão teve por base os resultados obtidos em quatro artigos científicos publicados no âmbito do referido projeto de investigação. A reflexão mostra que a adaptação do MFC ao contexto online respeita os pilares FLIP definidos pela Flipped Learning Network (2014), promove o envolvimento do aluno com a sua aprendizagem e o desenvolvimento da sua autonomia. A experiência de aprendizagem dos alunos foi condicionada pelo modo de atuação do professor, sendo os aspetos mais determinantes o design da proposta e o feedback fornecido.</p> 2023-07-24T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2023 Teresa Ribeirinha, Bento Silva