https://eft.educom.pt/index.php/eft/gateway/plugin/AnnouncementFeedGatewayPlugin/atom EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS: Notícias 2025-10-27T09:56:38+00:00 Open Journal Systems <p style="font-weight: 400;">"A Educação Digital é a expressão de uma comunicação líquida, porque se faz em rede, com flexibilidade temporal nos planos social, cognitivo e emocional, e sem os limites do espaço físico. Neste sentido, o digital tem como princípio a educação aberta e em rede: constitui o seu suporte, pois valoriza a comunidade virtual em todas as suas dimensões e, em particular, a inclusão na aprendizagem e desenvolvimento no processo de construção do conhecimento em rede."</p> <p style="font-weight: 400;">"É este o foco da análise e discussão que afirmamos como princípio orientador da revista."</p> <p style="font-weight: 400;">"Por esta razão, temos de afirmar uma nova voz pública, social e cognitiva, para perceber e compreender a mudança para a sociedade digital na educação aberta, em rede e ao longo da vida."</p> <p style="font-weight: 400;">"A Educação Digital para enfrentar os desafios da mudança e da inovação num espaço de liberdade do pensamento e de criação do conhecimento em rede."</p> <p style="font-weight: 400;">"A liberdade de pensamento é assim assumida pela EFT – Revista Educação, Formação &amp; Tecnologias, como o princípio fundamental para a construção dos cenários e contextos de inovação, criação e difusão de conhecimento na Educação Digital."</p> <p style="font-weight: 400;"><em>in</em> <a href="https://eft.educom.pt/index.php/eft/about">Carta de Missão</a></p> <p style="font-weight: 400;"><strong>Indexada em... |</strong> <a href="https://latindex.org/latindex/">Latindex</a> |<a href="http://dialnet.unirioja.es/">Dialnet </a>| <a href="http://journalseek.net/">Genamics Journal Seek </a>|<a href="http://portalnuclear.cnen.gov.br/livre/Inicial.asp"> Portal LIVRE! </a>| <a href="http://scholar.google.pt/">Google Scholar </a>|</p> https://eft.educom.pt/index.php/eft/announcement/view/1 Chamada de Artigos – Educação, Formação & Tecnologias (v. 14, n.º 1, 2026) 2025-10-27T09:56:38+00:00 EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS <h2><em>Abordagens da Cognição Híbrida na Educação</em></h2> <p>A linguagem e o pensamento constituem expressões fundamentais da atividade da mente ao longo do desenvolvimento humano e dos modos pelos quais as experiências se organizam em representações. Desde as formas mais elementares de perceção até às operações mais complexas de abstração, o pensamento emerge como um processo contínuo de mediação entre o sujeito e os contextos físicos, sociais e culturais. Compreender a atividade da mente implica, portanto, compreender também o papel dos artefactos simbólicos e técnicos que configuram as condições dessa mediação e do próprio desenvolvimento cognitivo.<br /><br />A linguagem foi o primeiro grande artefacto mediador neste processo de elaboração das representações da mente. Como assinalou Jack Goody (1977)*, ela representa “a domesticação do pensamento selvagem”, ao estabelecer as condições para o desenvolvimento da racionalidade simbólica e narrativa, por meio da qual a experiência se transforma em representação social e mental. Assim, a linguagem constitui um dispositivo cognitivo essencial na mediação da atividade da mente, em particular no desenvolvimento das narrativas multimodais e digitais.<br /><br />A narrativa, em todas as suas formas, permanece como instrumento poderoso da educação, ao favorecer a criação de modelos mentais para a compreensão e a interação com os contextos de experiência humana e de construção do conhecimento.<br /><br />Com a emergência dos sistemas de Inteligência Artificial (IA), a mediação cognitiva adquire uma nova dimensão, marcada pela complexidade dos processos de cognição híbrida. Este conceito designa a interação entre a mente humana, intencional e reflexiva, e os artefactos inteligentes que atuam como extensões e expansões virtuais dos processos de pensamento, memória e compreensão. Parte-se aqui do princípio de que a cognição humana é distribuída por uma rede de artefactos, sistemas técnicos, ambientes e contextos socioculturais.<br /><br />Neste quadro, torna-se essencial repensar os modelos e cenarizações da Educação, de modo a redesenhar os espaços e momentos de aprendizagem enquanto formas de diálogo sociotécnico entre atores humanos e não humanos. Refletir sobre a cognição híbrida significa, portanto, compreender as novas ecologias da mente e os modos como a IA redefine as práticas pedagógicas, a agência humana e a criação de conhecimento.</p> <h2>Linhas temáticas</h2> <ul> <li>Ética, criatividade e agência humana em contextos híbridos;</li> <li>Modelos pedagógicos e práticas educativas mediados por tecnologias digitais e IA;</li> <li>Aprendizagem social e colaborativa em redes de atores humanos e não humanos;</li> <li>Narrativas digitais e cognição híbrida na Educação;</li> <li>Cenarizações para a formação de professores no domínio da cognição híbrida;</li> <li>Avaliação das aprendizagens em ambientes emergentes</li> </ul> <h2>Datas importantes</h2> <ul> <li>Submissão: até 28 de fevereiro de 2026</li> <li>Avaliação e revisão: até 30 de maio de 2026</li> <li>Publicação: junho/julho de 2026</li> </ul> <h2>Submissões</h2> <p>Os textos a submeter devem seguir a estrutura, normas de formatação e recomendações da revista e podem ser consultadas em <a href="https://eft.educom.pt/index.php/eft/about/submissions" target="_blank" rel="noopener">https://eft.educom.pt/index.php/eft/about/submissions</a>.</p> <p>Os artigos devem ser submetidos na plataforma eletrónica de suporte à revista, disponível em <a href="https://eft.educom.pt/index.php/eft/about/submissions" target="_blank" rel="noopener">https://eft.educom.pt/index.php/eft/about/submissions</a>.</p> <h2>_________</h2> <p>* Goody, J. (1977). <em>The Domestication of the Savage Mind</em>. Cambridge University Press.</p> 2025-10-27T09:56:38+00:00