Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?

Autores

  • Manuela Amado
  • Josélia Neves
  • Cláudia Esperança

Palavras-chave:

Acessibilidade, descrição, e-learning, imagem, som

Resumo

"A imagem e o som povoam hoje o universo Web em todas as suas dimensões. Os conteúdos tornaram-se a cada momento mais ricos e complexos e, na mesma proporção, dificultam o acesso a quem, por ter incapacidade sensorial, precisa de condições específicas.
No contexto actual, o ensino online, qualquer que seja o seu modelo, recorre às ferramentas da Web para se concretizar, submetendo-se no processo, a todas as contingências existentes no contexto geral. Aqui, todas as limitações ganham maior dimensão pois passam a ser determinantes na eficácia educativa. Se é verdade que existem directrizes do tipo W3C que pretendem garantir a usabilidade e acessibilidade da Web, haverá ainda espaço para questionar de forma objectiva quais os desafios de utilizar a imagem e o som no contexto educativo e quais as soluções à vista para melhorar as condições de acesso a estudantes com necessidades especiais de carácter sensorial.
--
Palavras-Chave: Acessibilidade, descrição, e-learning, imagem, som.
--
FRANCISCO, Manuela; NEVES, Josélia; ESPERANÇA, Cládio (2009). Estratégias para um ensino online <i>Educação, Formação & Tecnologias</i>; vol.2 (2); pp. 95-104, Novembro de 2009, disponível no URL: http://eft.educom.pt."

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Amado, M., Neves, J., & Esperança, C. (2022). Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 2(2), 95–104. Obtido de http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/60

Edição

Secção

ARTIGOS